Ministra Cristiane Brito entregará certificados do Famílias Fortes aos facilitadores do Serviço de Convivência

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Foto (Ascom/Semcaspi)

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) receberá nesta quinta-feira, (17), às 14h30, no Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu, zona Sudeste, a Ministra Cristiane Britto, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em solenidade de entrega de certificados para os facilitadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os certificados são referentes ao curso online do Programa Famílias Fortes, que foi realizado no mês de agosto deste ano, por meio da plataforma AVA MEC.

Após a certificação, os facilitadores dos Serviços de Convivência iniciarão as atividades do Programa Famílias Fortes no mês de setembro, nos quatro territórios da capital: Centro de Convivência Saber Viver, na zona Norte; Centro de Convivência Padre Humberto Pietro Grande, zona Leste; Centro de Convivência Cidadania, zona Sul; e no Serviço de Convivência do CRAS Sudeste IV.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, estes certificados são resultados de estudos dos servidores para a implantação do Programa Famílias Fortes.

“A gestão está engajada e disponível a buscar o melhor aos nossos usuários e o prefeito Dr. Pessoa não tem medido esforços para qualificar os nossos servidores. O Programa Famílias Fortes é voltado aos assistidos do Serviço de Convivência, com idade de 10 a 14 anos, e tem como objetivo prevenir comportamentos de risco dentro das famílias. Este programa vai ajudar a fortalecer o trabalho já realizado nos nossos Centros de Convivência”, ressaltou.

Olavo Almeida, chefe da Divisão do Serviço de Convivência, explica que serão trabalhados temáticas com crianças e adolescentes e seus pais a fim de melhorar o relacionamento entre eles.

“O Programa Famílias Fortes é do Governo Federal e tem como objetivo atuar na prevenção de riscos, que é muito comum entre crianças e adolescentes. Quando a gente trabalha temas relacionados a este público e a parentalidade, a gente tem a oportunidade de oferecer para estas famílias ferramentas para melhorar o relacionamento entre pais e filhos, e consequentemente, prevenindo as situações de riscos, que são uso de drogas, evasão escolar, envolvimento com a violência”, esclareceu.

PMT