A Defesa Civil do Município já retirou, até a última terça-feira (4), 25 famílias de áreas alagadas em duas zonas de Teresina. Segundo o gerente de Operações da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF), Marcos Rolf, 15 famílias foram retiradas da comunidade do Taboca do Pau Ferrado e outras 10 da comunidade Santa Tereza, ambas na zona rural do município.
De acordo com o gerente da Semdef ao Cidadeverde.com, os alagamentos foram ocasionados devido às fortes chuvas acompanhado da ação humana. No Taboca do Pau Ferrado, na comunidade Bumerangue, um morador construiu uma espécie de muro e impediu que um córrego seguisse seu fluxo durante a chuva.
“Lá criou-se uma espécie de barragem, o que obstruiu a passagem da água. A água retornou e alagou as residências. Se não tivesse essa construção, a água ia seguindo seu fluxo normalmente. Foi uma situação atípica, a gente não estava esperando”, explicou Marcos Rolf.
A Defesa Civil do Município acionou a SAAD Rural (Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Rural (SAAD Rural) para notificar o proprietário do terreno para que tome as providências necessárias a fim de solucionar a problemática ocasionada devido a construção do muro. Um técnico da SAAD deve ir até o local para verificar o que pode ser feito, porque a expectativa é que tenha mais chuvas ao longo das semanas.
“A preocupação da Defesa Civil é com as famílias. Algumas não querem sair, ficam preocupadas com os móveis, mas a gente tem que tirar essas pessoas e salvar vidas, que é o nosso trabalho. As famílias atingidas estão sendo abrigadas em casas de amigos, parentes ou famílias solidárias”, destacou Marcos Rolf.
Áreas de risco
Teresina tem 46 áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil por toda as zonas de Teresina. No entanto, a maior preocupação do órgão é com o rompimento de alguma barragem que pode elevar o nível dos rios em pouco tempo. Os rios em Teresina estão em nível de normalidade, segundo Marcos Rolf, mas é preciso estar alerta.
“Ainda teremos fortes chuvas e nossa preocupação maior é o rompimento de barragem que pode acontecer. Houve o rompimento de um açude na divisa do Piauí com o Ceará e essa água deve se deslocar para o Rio Poty e consequentemente vai ter algum problema aqui. Já temos equipes preparadas para montar e atuar de imediato”, completou o gerente da SEMDEF.
Em caso de necessidade, o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil de Teresina através do número 199, que está funcionando 24 horas devido às fortes chuvas que têm caído na cidade nas últimas semanas.
Foto: Renato Andrade
Cidadeverde.com