Sem coleta há 4 dias, moradores se unem para recolher lixo das portas em Teresina

Moradores do bairro Ilhotas iniciaram a própria coleta para limpar as ruas

Há quatro dias sem coleta de lixo, moradores do bairro Ilhotas se juntaram para recolher o próprio lixo domiciliar em Teresina.  Eles próprios buscaram uma saída para se livrar do material acumulado nas portas, que, segundo eles, atraem animais, geram fedor, sujam as ruas e calçadas e podem atrair doenças.

Os moradores afirmaram que a situação está “insustentável”. O autor da iniciativa foi o morador da região e policial penal, Kleiton Holanda, que conta com apoio dos vizinhos para coletar o lixo da região e levar até um container de descarte da Prefeitura Municipal.

O material é levado em um único carro, modelo caminhonete, cedido pelo pai do policial para fazer a limpeza social. Kleiton explicou como a limpeza é realizada.

“São praticamente sete ruas, da linha férrea para cá. Aquele que tiver lixo condicionado de forma correta em suas portas, vamos fazer a coleta no bairro e levar ao container. O objetivo é recolher o lixo e evitar uma catástrofe de doenças que podem ser ocasionadas pelo lixo”, contou.

Os vizinhos foram alertados sobre a ação pelo policial no dia anterior, por mensagens no WhatsApp ou pessoalmente nas portas de casa.

A vizinha, Raimunda Holanda, pagava uma pessoa para retirar o lixo de casa e realizar o descarte. “A virose aqui anda solta. Todo mundo doente, com febre, dor de cabeça, no corpo”, disse. Com sentimento de revolta, ela afirmou ainda se sentir “jogada às traças”.

Já a moradora Sebastiana Fernandes, de 83 anos, reclama que enquanto procura uma melhor forma de se desfazer do lixo com alguns vizinhos, outros deixam de lado a empatia.

“O meu menino lá de casa só vive doente. A gente não sabe mais nem o que fazer. A gente joga fora, espera um carro para recolher e nada”, afirmou.

REUNIÃO NO TRT

Uma nova reunião acontece nesta quinta-feira (13) no Tribunal Regional Eleitoral (TRT) para decidir o impasse entre trabalhadores, a Prefeitura de Teresina e a empresa Litucera. Está em discussão o pagamento dos salários atrasados da categoria.

Na quarta-feira (12), o sindicato anunciou acordo com a gestão municipal sobre o pagamento dos salários, que ainda não foi feito. Mas a empresa, segundo a Prefeitura de Teresina, não liberou os caminhões para os trabalhadores voltarem ao serviço e realizarem a limpeza das ruas.

A empresa ainda não se pronunciou sobre a situação. O espaço está aberto.

AÇÕES DE LIMPEZA

A Prefeitura de Teresina informa que iniciou o trabalho de limpeza para amenizar pontos de acúmulo de lixo na cidade, sem o apoio da empresa Litucera.

“Por meio das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs), (a prefeitura) está realizando ações emergenciais para a retomada das ações de limpeza pública na capital”.

Nesta quinta-feira, por exemplo, caminhões e retroescavadeiras estão fazendo a coleta nos pontos mais críticos da cidade.

“Já foram limpos, hoje, as imediações do Mercado do bairro Parque Piauí, na zona Sul e a praça da Brita, no bairro Dirceu I, zona Sudeste”.

Conforme o gestor da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste, José Lopes, a zona Sudeste enviou máquinas para ajudar no recolhimento da Praça da Brita, no bairro Dirceu I.

“Estamos aqui na zona Sudeste, estamos aqui fazendo um trabalho de tirar os lixos do meio das ruas e colocar dentro dos containers para que, quando tiver os caminhões, eles façam o recolhimento. Em todos os pontos que têm os containers a gente vai fazer esse trabalho”, informou o superintendente.

Fonte: Portal Clube News