Começa hoje (06) no Teresina Shopping o Ideathon, evento que é parte da programação do Piauí Pop e que incentiva a criatividade, a inovação e o empreendedorismo em estudantes piauienses. A proposta do evento é reunir estudantes de cursos de graduação e cursos tecnólogo e técnicos para buscar ideias que promovam, sobretudo, a sustentabilidade em Teresina.
O evento segue até sábado (08), quando os projetos serão apresentados e a comissão julgadora definirá as três melhores propostas.
“No primeiro momento vamos apresentar o desafio aos participantes, durante todo o dia de hoje e, ainda, vamos fornecer informações sobre como visualizar um problema e trabalhar em busca de soluções. Na parte da tarde vamos promover uma chuva de ideias, para afunilar as propostas. Amanhã as equipes já começam a trabalhar em seus projetos que serão apresentados no sábado, quando três equipes serão premiadas”, explicou Barbara Johas, coordenadora do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana (CESU).
Os membros das três equipes que apresentarem as melhores ideias ganharão passaporte para curtir o último dia do Piauí Pop, no sábado (8). Além disso, também, concorrem a bolsas para o cursos de programação, ofertado pelo Serviço Nacional da Indústria (SENAI), um dos parceiros do Ideathon. As duas primeiras equipes ganham, ainda, quatro meses de mentoria com a equipe do CESU, para amadurecer o projeto.
“Depois do Ideathon eles podem aproveitar o projeto, já mais maduro, para participarem de outros desafios de inovação”, afirmou Barbara Johas.
Para ela, o principal objetivo do evento é criar em Teresina a cultura da inovação. “É uma temática que ainda precisa crescer muito aqui em Teresina, e no Piauí como um todo, e eventos como o Ideathon fazem esse papel de levar essa cultura há mais pessoas”, finalizou.
A acadêmica de Ciências Sociais, Maria Eduarda de Sousa Barros, participa do projeto com um grupo de amigas dos cursos de Ciências Sociais e Jornalismo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Já trouxemos algumas ideias, mas vamos aproveitar o encontro de hoje, com a equipe do CESU, para amadurecer nossas ideias”, explicou a estudante.
Fonte: Adriana Magalhães