Nesta segunda-feira (13), aconteceu a V Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Água Branca. O evento reuniu autoridades, representantes governamentais e sociedade civil para discutir o tema: Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo.
Estiveram presentes o prefeito Júnior Ribeiro, o secretário estadual dos Transportes, Jonas Moura, o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o secretário municipal de Assistência Social, Juca Neto, a secretária municipal de Educação, Neyla Siqueira, o secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa, o secretário municipal dos Transportes, João Leite, o secretário municipal de Comunicação, Esdras Gomes, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUD), Lediana Moura, além dos vereadores Tatiana Carvalho e Chico da Moto.
O secretário Juca Neto ressaltou a importância de eventos como a conferência para promover a conscientização e mobilização da sociedade em torno das questões que envolvem as pessoas com deficiência.
“É fundamental unirmos esforços para construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva, onde as barreiras, sejam elas físicas ou sociais, sejam superadas. A participação ativa da comunidade e o diálogo constante são essenciais para garantir que as políticas públicas atendam às necessidades reais daqueles que mais precisam. Em Água Branca, estamos comprometidos em continuar avançando em ações que promovam inclusão e acessibilidade”, destacou o secretário.
A participação ativa de mais de 30 cidades do Piauí evidenciou o alcance regional e a importância do evento como espaço de diálogo e troca de experiências. Durante a conferência, foram abordados temas cruciais relacionados à garantia e promoção dos direitos das pessoas com deficiência, com debates sobre estratégias de implementação e melhorias para as políticas públicas voltadas para essa parcela da população.
O evento ainda trouxe uma novidade: o secretário Mauro Eduardo anunciou que, em breve, Água Branca deve contar com um Centro Especializado em Reabilitação (CER), que atenderá a população da região do Médio Parnaíba.
Ascom