A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está promovendo ações de mobilização contra as arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti. Com a programação elaborada pelo Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC) da FMS, as ações têm prioridade em locais com maior concentração de pessoas, como escolas, empresas, estabelecimentos de saúde e entidades.
As atividades incluem palestras, demonstrações de prevenção das arboviroses, distribuição de material educativo, inspeções em prédios e stand com material para visualização do ciclo biológico do Aedes aegypti e materiais para reciclagem. A coordenadora do NESC, Maria Júlia Rocha, destaca a importância das ações educativas na prevenção de doenças e reforça que a prevenção é a principal forma de combate ao Aedes aegypti.
A programação das atividades vai acontecer em vários locais de Teresina no mês de abril, incluindo hospitais, escolas, centros de educação infantil e empresas. A iniciativa é da FMS e tem como objetivo intensificar a prevenção das arboviroses durante o período chuvoso.