A produção de veículos no Brasil cresceu 8% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foram produzidos um total de 576.276 veículos no período, contra 533.896 em 2022.
O resultado reflete uma retomada do setor automotivo após a crise causada pela pandemia de Covid-19, que afetou significativamente a produção e as vendas em todo o mundo.
O aumento na produção de veículos foi impulsionado principalmente pelo segmento de caminhões, que registrou um crescimento de 25,5% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022. Já a produção de automóveis e comerciais leves teve um aumento de 5,1%.
As exportações de veículos também apresentaram crescimento no período, com um aumento de 24,5% em relação ao primeiro trimestre de 2022. No total, foram exportados 152.274 veículos nos três primeiros meses de 2023.
A Anfavea espera que a produção de veículos continue crescendo ao longo do ano, mas alerta que a falta de componentes ainda é um desafio para o setor. A escassez de chips eletrônicos, por exemplo, tem afetado a produção de diversas indústrias, incluindo a automotiva.