Semcaspi assina termo de parceria com a Abespa para o acolhimento dos venezuelanos

REPRODUÇÃO

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) realizou, nesta quarta-feira, 6, em sua sede, a assinatura de parceria com a Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (Abespa) para a realização de Serviços de Acolhimento aos venezuelanos de etnia Warao residentes na capital.

O objetivo da parceria é que essa população de imigrantes tenha a garantia de serviços de proteção como acolhimento, orientação e organização dos espaços onde residem em Teresina.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a assinatura da parceria vai fortalecer o atendimento já prestado pela instituição. “Esta será mais uma forma de acolhimento promovida pela Semcaspi pata atender a essa população em especial”, disse.

Para o padre João Paulo, coordenador da Abespa, a entidade está feliz com a parceria e espera poder contribuir de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida do povo Warao. “Estamos aqui para ajudar a acolher e cuidar dessas pessoas que tanto precisam da nossa ajuda”, afirma.

As famílias venezuelanas recebem, semanalmente, cestas básicas, com itens diferenciados, seguindo os seus costumes nutricionais. Eles também passam por avaliações nutricionais periódicas, vacinação, orientações de combate às drogas e violência nos abrigos, cursos profissionalizantes para inserção no mercado de trabalho, entre outros.