FUNDAÇÃO CAJUÍNA É BENEFICIADA POR PROJETO DE APOIO À ALIMENTAÇÃO PARA FAMÍLIAS EM VULNERABILIDADE

O Instituto Assaí, responsável pelo investimento social do Assaí Atacadista, iniciou a segunda fase do projeto Mais Escolha, que apoia famílias em vulnerabilidade social. Nesta fase, o projeto beneficiará 2 mil pessoas em nove cidades do Norte e Nordeste. Em Teresina, a Fundação Cajuína será a entidade beneficiada. Fundada em 1993, a organização trabalha na elaboração e execução de projetos sociais que visam o atendimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que tiverem seus direitos violados e vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. A atuação da Fundação Cajuína acontece através dos seguintes pilares: cidadania, educação, cultura, bem estar, economia e saúde.

A iniciativa tem como objetivo promover dignidade e autonomia alimentar, oferecendo suporte essencial a comunidades que enfrentam insegurança alimentar. O projeto Mais Escolha opera em duas frentes: primeiro, cada família recebe um cartão a ser carregado por 6 meses, para ser utilizado para a compra de alimentos nas lojas do Assaí. Paralelamente, as beneficiárias recebem conteúdos de educação alimentar e nutrição, visando melhorar a relação com os alimentos adquiridos.

O valor mensal do benefício é de R$ 105, estabelecido com base no critério de pobreza extrema do governo federal. As famílias são selecionadas por organizações locais parceiras, priorizando lares chefiados por mulheres negras e monoparentais. O projeto, com duração de seis meses, atua como um complemento a outros projetos e programas sociais.

Na primeira fase do projeto, realizada entre setembro de 2023 e maio de 2024 em Santarém (PA), Serrinha (BA) e no bairro Capão Redondo, em São Paulo (SP), os resultados foram positivos. Agora, com a expansão para nove cidades, o Instituto pretende fortalecer ainda mais suas ações em prol da segurança alimentar.

“Combater a fome no Brasil é uma missão diária. Quando lançamos o Mais Escolha em 2023, já havíamos escolhido as regiões Norte e Nordeste por serem as mais afetadas pela desigualdade no país. Agora, estamos triplicando o número de cidades atendidas, reafirmando o compromisso do Instituto Assaí com uma sociedade mais justa”, afirma Fabio Lavezo, Gerente de Investimento Social e Sustentabilidade no Assaí.

Nesta nova fase, o Instituto Assaí estabeleceu parcerias com diversas organizações sociais locais, que participaram do mapeamento e seleção das famílias beneficiadas. As instituições parceiras desempenham um papel essencial na identificação e apoio às famílias atendidas. Entre as organizações colaboradoras estão:

Região Nordeste
AEACA O Consolador, em Maceió/AL
Instituto Maria da Penha, em Cabo de Santo Agostinho/PE
Instituto Ágatha, em Aracaju/SE
IDESQ, em Fortaleza/CE
Fundação Cajuína, em Teresina/PI
Casa do Sol Padre Luís Lintner, em Salvador/BA

Região Norte
Instituto Acariquara, em Manaus/AM
Instituto Pirilampos, em Boa Vista/RR
Fundação Bom Samaritano, em Parauapebas/PA

Além disso, o Instituto distribui materiais educativos sobre alimentação e nutrição, como vídeos e folhetos, incentivando escolhas conscientes com o uso do cartão Mais Escolha.

O eixo de Segurança Alimentar do Instituto Assaí também inclui o programa Cozinhas Solidárias, que distribui refeições equilibradas para pessoas em extrema pobreza, especialmente em situação de rua, em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Ceará. Considerando outros projetos e ações, como as Doações Emergenciais e o Programa Destino Certo, de janeiro a setembro de 2024, o Instituto já doou mais de 3,5 milhões de refeições em todo o país.