Semec beneficia com transporte escolar alunos que moram em assentamento rural

Após quatro anos de esforços diários para chegar a pé até a escola, os jovens que moram no Assentamento 13 de Março, zona Rural de Teresina, finalmente conseguiram transporte escolar para buscá-los dentro da comunidade. A ação partiu da articulação entre lideranças comunitárias e a Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Até então, o ônibus estudantil não adentrava o assentamento por ultrapassar a quilometragem definida por lei, mas a regra dificultava a rotina de cinco alunos matriculados na Escola Municipal Areolino Leôncio. Sensível à causa, o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, e a equipe do setor de Transportes da Semec recalcularam o trajeto e incluíram o 13 de Março na rota.

“Esses adolescentes saiam de casa às 5h, caminhando pelas veredas até poder pegar o ônibus e chegar à escola. Agora o transporte entra e busca-os, ficou muito bom, só tenho a agradecer, já tinha reclamado diversas vezes em anos anteriores, mas infelizmente o diretor não conseguia aprovação, agora o problema foi resolvido”, conta Teresa Cristina, mãe de dois alunos.

Antônio Freitas, membro da Associação de Moradores do Assentamento 13 de Março, afirma que a conquista beneficia toda a comunidade, já que a esperança vem dos mais jovens. “Eram 2 km de caminhada, às vezes na chuva, o que desmotivava os estudantes. Com essa medida, a secretaria deixou todo mundo feliz, pois era uma luta antiga e uma conquista animadora”, disse Freitas.