A brincadeira, porém, deve ser realizada com toda a segurança, sem o uso de cerol nas linhas – que além de crime, coloca em risco pedestres e motociclistas – e em áreas livres, onde não haja risco de choques elétricos.
A garotada quer se divertir, e uma das atividades de lazer preferido da criançada é empinar pipa. Os ventos fortes são atrativos para a soltura de pipas, diversão para todas as idades. A brincadeira, porém, deve ser realizada com toda a segurança, sem o uso de cerol nas linhas – que além de crime, coloca em risco pedestres e motociclistas – e em áreas livres, onde não haja risco de choques elétricos.
Diante disto, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Civil de Teresina separou dicas para brincar com segurança. Veja!
– Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos.
– Procure locais abertos como praças e parques;
– Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola;
– Não empine pipa em cima de lajes e telhados;
– Utilize linhas de algodão. Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas, linha chilena ou com cerol.
– Também não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande;
– Tenha cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás. Pode haver algum buraco ou tráfego de veículos;
– Tenha atenção especial com os motociclistas e ciclistas — a linha pode ser perigosa para eles mesmo sem cerol. Fique atento para que a linha não entre na frente deles;
– Se a pipa se enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus;
– Ao correr atrás das pipas, tenha muito cuidado com o trânsito.
– Utilize linhas de algodão, pois elas são menos perigosas. Nunca use linhas de fio de cobre ou com cerol;
O uso do cerol traz riscos não só a quem empina pipa, mas também a pedestres e motociclistas. Essa mistura pode causar rupturas dos tendões e nervos das mãos, e levar até a amputação de dedos para quem brinca; já para os pedestres e motociclistas o uso do cerol na linha pode ser mortal. Além disso, as pipas podem causar curto circuito e danos à fiação elétrica.
Fonte: Folha Piauí