FestLuso leva espetáculos de Portugal e Olinda para escolas públicas em Teresina

Nove escolas vão receber espetáculos de bonecos, entre os dias 21 e 26 de agosto, com as peças “A Cruz de Rufino”, do grupo Saaraci Coletivo Teatro, de Portugal, e o espetáculo “A flor do Mamulengo” do grupo Mamulengo Água de Cacimba, de Olinda, Pernambuco.

Estudantes da rede municipal de Teresina terão oportunidade de assistir espetáculos no FestLuso (Festival de Teatro Lusófono) sem precisar sair da escola. A proposta é levar apresentações aos colégios para que o aluno assista e interaja com os atores e produtores. O projeto é em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Semec.

O FestLuso Teresina acontece de 21 a 27 de agosto em Teresina, Piauí. As apresentações serão realizadas no Theatro 4 de Setembro, Sesc Cajuína, no Memorial Esperança Garcia, Parque da Cidadania e Clube dos Diários. Este ano, a conexão será também com Parnaíba levando espetáculo para o Museu do Mar.

Nove escolas vão receber espetáculos de bonecos, a partir desta segunda, com as peças “A Cruz de Rufino”, do grupo Saaraci Coletivo Teatro, de Portugal, e o espetáculo “A flor do Mamulengo” do grupo Mamulengo Água de Cacimba, de Olinda, Pernambuco.

Veja as escolas que terão apresentação: CMEI Jesus Diocesano, no Parque Piauí; CMEI Dom Miguel – loteamento Judithe Nunes; CMEI Prof. Júlio César – no bairro Santa Lia; CMEI Joel Mendes – Centro de Teresina; CMEI Francisca Marques – no bairro São João; CMEI Natureza – Parque Ambiental Risoleta Neves; CMEI Clarice Lispector – Frei Damião, Gurupi; CMEI Ramses Bahury – no Bom princípio e CMEI Zélia Gattai Amado – no bairro Alvorada.

Espetáculo a Cruz de Rufino, de Portugal

Francisco Pellé, curador do FestLuso, destaca que a ação é realizada há anos e é voltada para a formação de novos espectadores com público infanto-juvenil. “É uma ação que faz parte do processo formativo dos nossos espectadores futuros, de conhecer o teatro. Estamos levando espetáculos para a rede infantil da prefeitura de Teresina em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e nas escolas de tempo integral. Precisamos ocupar essas crianças para dar a elas conhecer e o saber das artes e da cultura piauiense”, destacou Pellé.

As peças são para todas as idades. Dentro da programação foram incluídas apresentações no Parque da Cidadania, de 25 a 27 de agosto, com teatro de bonecos, a partir das 17h30 em homenagem ao mestre bonequeiro Afonso Miguel, um dos homenageados desta 13ª edição do evento.

Para os vários espetáculos teatrais da programação este ano, a entrada é gratuita, sendo necessário apenas um quilo de alimento não perecível a ser doado ao Programa Mesa Brasil Sesc. O FestLuso Teresina 2023 tem realização do Grupo Harém de Teatro. Patrocínio: Equatorial Piauí, por meio da SIEC; Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – SECULT e Governo do Estado do Piauí.

Apoio: SESC – PI. Produção: Navilouca

A Flor de Mamulengo

Fonte: Folha Piauí