Pesquisa aponta motivos que traz turistas até a capital do Piauí, Teresina

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), divulgou dados coletados em pesquisas realizadas nos portões de embarque e desembarque do Aeroporto de Teresina. Foram apontados os motivos que levaram os turistas a visitarem a capital piauiense em 2022, além de outros indicadores.

Segundo os dados da pesquisa de turismo receptivo (que mede o perfil do turista), Teresina recebeu um fluxo de aproximadamente 475.633 turistas em 2022, dos quais 51,8% dos vieram a trabalho ou a negócios, 32,2% para passeio, 10,9% participaram de eventos na capital piauiense e 1,4% para tratamentos de saúde.

O levantamento elencou ainda os meios de hospedagens utilizados pelos turistas, durante o período de estadia em Teresina, chegando-se à constatação de que 68,1% dos visitantes se hospedaram em hotéis e 25,7% na casa de parentes ou amigos. A pesquisa também apontou que cerca de 73,9% dos turistas vieram sozinhos à capital piauiense, sendo 18,8% com a família e 7,3% com os amigos.

As estatísticas apontam que o gasto médio do turista por dia, em Teresina, foi de R$157,20, resultando em uma receita de R$ 377,2 milhões, gerados pelo turismo no ano de 2022. Houve um crescimento de 29,4%, em relação à receita gerada em 2021.

“A atividade turística é considerada bastante importante para o setor econômico e geração de emprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela desenvolvimento, além de benefícios aos turistas e à população local”, pontua o secretário da SEMDEC, Iran Felinto.

O monitoramento do fluxo turístico e levantamento de dados estatísticos são realizados pela Coordenação Especial de Turismo da SEMDEC, que se utiliza de coleta de informações em pesquisas de turismo emissivo e receptivo no Aeroporto de Teresina, bem como nas Centrais de Atendimento ao Turista (CATs), instaladas no Terminal Rodoviário, Aeroporto, Ponte Estaiada e Encontro dos Rios.

Para o coordenador de turismo da SEMDEC, Eneas Barros, os dados divulgados mostram o potencial turístico de Teresina e sua capacidade em hospedar diversos tipos de serviços que atraem visitantes para a capital piauiense.

“Teresina é uma cidade essencialmente de negócios, quando se trata de avaliar as motivações que atraem seus visitantes. Podemos verificar esse fato pela porcentagem de turistas que afirmaram estar na capital a negócios, de 51,8%. O resultado desse turismo de serviços foi a arrecadação de 29,4% superior ao ano de 2021, demonstrando o quanto o mercado de turismo de negócios e serviços ainda podem ser bastante explorados, contribuindo com o desenvolvimento econômico da capital”, explicou o coordenador.

Fonte: Cidadeverde.com