O governador Rafael Fonteles participou da solenidade de entrega do título de cidadania piauiense ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) José Alberto Simonetti, realizada nesta quinta-feira (5) na Assembleia Legislativa.
“Já tivemos o doutor Marcus Vinícius como presidente e agora temos Beto Simonetti como cidadão piauiense numa proposição do deputado Henrique Pires. Isso evidencia que esta Casa e o povo do Piauí abraçam a advocacia brasileira e a piauiense, que tem tantos nomes de destaque na magistratura, na própria advocacia e em várias áreas”, disse o governador.
Segundo Rafael Fonteles, a OAB sempre luta em prol da democracia. Ele destacou a importância da instituição presente na estratégia nacional de defesa da democracia, lançada pelo presidente Lula. “Inclusive com o ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias, que é piauiense, fazendo a procuradoria nacional de defesa da democracia para que nunca mais a nossa democracia passe por sustos desnecessários. Aproveito para parabenizar o Poder Judiciário, o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral, que fizeram valer as leis do País e mantiveram o estado democrático de direito intacto. Mais democracia para o povo é o que queremos e que o povo seja sempre soberano para decidir os rumos dos estados, dos municípios e da nação”, disse.
Beto Simonetti afirmou ser uma honra receber o título de cidadania. “O Piauí é um estado onde temos muitos amigos e amigas e tenho reconhecimento pelas valorosas contribuições que muitos piauienses já deram para os avanços civilizatórios do Brasil. Para mim estar no Piauí hoje para receber o título de cidadão desta terra é realmente uma honra que promove a minha história e caminhada perante a OAB”, disse.
Ele falou de Esperança Garcia e toda sua história de luta, que foi reconhecida pelo Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil como a primeira advogada a ter peticionado no Brasil. “Isso para Ordem é motivo de regozijo e honra e o busto de Esperança Garcia estará erguido na sede do Conselho Federal da OAB”, frisou o presidente.
Simonetti falou que está muito esperançoso no reencontro da sociedade brasileira com a paz que se faz necessária e se impõe neste momento. “A Ordem, como uma instituição quase centenária, se mantém sempre vigilante e esteve presente em todos os momentos deste último pleito eleitoral que foi, talvez, um dos mais disputados, questionados e conflagrados da recente democracia brasileira”, finalizou.