Testes de proficiência em inglês contribuem para solidificação de carreira profissional


Manoel Nunes, vencedor piauiense do Prêmio Nobel de Ciência Jovem, destaca a importância de se preparar em uma escola de línguas especializada

  É cada vez mais comum a exigência de níveis específicos da língua inglesa para ingressar no mercado de trabalho, assim como tem crescido bastante, entre os jovens, o desejo de trilhar carreira fora do país, seja em nível acadêmico ou profissional. Em quaisquer das opções, o preparo através do estudo e do treino do idioma é necessário para quem deseja trilhar caminhos como estes.
    Manoel Nunes, estudante piauiense e vencedor do Prêmio Nobel de Ciência Jovem, conta que, desde criança, sempre sonhou em fazer a diferença no mundo por meio de projetos científicos, e essa paixão o levou ao desejo de cursar Engenharia Elétrica. Em busca de seu sonho, Manoel alcançou algumas conquistas importantes, como o Stockholm Junior Water Prize, também conhecido como Prêmio Nobel da Ciência Jovem, e foi neste momento que percebeu que o inglês seria essencial.
    "Saber inglês é essencial para alcançar meus objetivos tanto no campo acadêmico quanto no profissional. Além disso, os testes de proficiência são fundamentais para minha admissão em universidades internacionais, permitindo que eu me aproxime das oportunidades e do conhecimento global necessários para realizar meus projetos e contribuir com soluções inovadoras", destaca o jovem que está se preparando para os testes de proficiência na Wizard Teresina.
    Estes testes servem para avaliar o candidato na língua inglesa de acordo com quatro habilidades específicas: a fala, a escuta, a leitura e a escrita, e são considerados qualificadores seguros e oficiais. Dentre eles estão IELTS, TOEFL, TOEIC e Cambridge.
    Segundo o professor João Lívio Norberto, da Wizard Teresina, para fazer uma boa prova, o aluno tem que ter se capacitado anteriormente, a partir de um curso de línguas. "Isto porque habilidades se adquirem com o tempo e não em uma semana ou um mês", alerta.
    Por isso, Manoel garante que o estudo constante é de suma importância. "Reservo dias de estudo focados para evoluir constantemente no idioma, pois acredito que esse preparo contínuo é o que realmente faz a diferença na minha performance", pondera. Além disso, o jovem acredita que o conhecimento da estrutura da prova também ajuda para uma boa resolução e um resultado positivo: "Antes de qualquer competição, gosto de estudar a fundo como ela funciona. Com os testes de proficiência em inglês, não é diferente. Procuro entender cada detalhe sobre o formato e os requisitos, o que considero essencial para um bom desempenho", completa.
    Em Teresina, a Wizard é um dos centros de aplicação dos testes TOEIC e TOEFL. Para agendar a realização, o professor João Lívio explica que a pessoa interessada se cadastra no site, faz o pagamento, o site entra em contato com a escola e agenda a aplicação nas datas previamente oferecidas.