Águas do Piauí abre seleção para 330 vagas de emprego

As inscrições iniciam nesta segunda-feira (31) e os contratados irão atuar em todo o Estado

: Águas do Piauí

A Águas do Piauí, concessionária da Aegea, vencedora do leilão de concessão plena dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos 224 municípios do Estado, abriu processo seletivo para preencher 330 vagas de emprego. As oportunidades são para atuação em todas as regiões do Estado. As inscrições iniciam nesta segunda-feira, dia 31 de março, e podem ser feitas por meio do site da Águas do Piauí (https://www.aguasdopiaui.com.br/).
Das vagas disponíveis, 150 são para funções administrativas (analistas e assistentes), 30 para cargos de liderança (supervisores e líderes de áreas) e 150 operacionais (eletromecânica, segurança do trabalho e operadores de equipamentos).
Além do salário compatível com as posições, a empresa oferece para os colaboradores assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale transporte, Gympass, vale alimentação e/ou refeição, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), serviço de assistência gratuito (psicológico, social, jurídico e financeiro), Zenklub – atendimento direcionado à saúde mental, e kit office. A concessionária também preza pelo crescimento e desenvolvimento dos trabalhadores e, por isso, possui uma trilha de carreira e academia corporativa, que oferece cursos, capacitações e treinamentos.
A Águas do Piauí assume o compromisso de gerar emprego e oportunidades de carreira, contribuindo com o desenvolvimento das famílias e cidades em todo o Estado. A previsão é que sejam criados cerca de 7.300 postos de trabalho, entre diretos e indiretos, ao longo do contrato de concessão.
Integrar o quadro de funcionários da Aegea é uma oportunidade para quem deseja construir uma carreira sólida na empresa referência em saneamento no Brasil. Por meio do “Respeito Dá o Tom” (RDT), um programa de diversidade e igualdade racial, a empresa tem compromissos públicos para aumentar a representatividade de mulheres e negros em cargos de liderança. Até 2030, a meta é aumentar a participação de talentos negros em cargos de liderança para 27%, e a presença de mulheres na liderança para 45%.
“Mais do que ofertar vagas de empregos, estamos firmemente comprometidos com o desenvolvimento social e econômico das regiões onde atuamos. Com a contratação de profissionais e de fornecedores locais, pretendemos impulsionar a economia das cidades em que estamos presentes, gerando mais oportunidades e aumentando a renda da população. Essa iniciativa visa criar uma rede de oportunidades para os piauienses, contribuindo diretamente para o crescimento e bem-estar da comunidade”, reforça Guilherme Dias, diretor-presidente da Águas do Piauí.

Mais de 2 milhões de piauienses beneficiados
Por meio da Águas do Piauí, a Aegea, que é referência em saneamento privado no Brasil, vai investir cerca de R$ 9,6 bilhões ao longo de 35 anos para levar água potável com qualidade e regularidade aos piauienses, além dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Logo nos primeiros cinco anos de concessão serão investidos cerca de R$ 3,8 bilhões em obras para ampliação e melhoria dos serviços.
A meta é que, até 2033, 99% da população piauiense esteja com abastecimento de água regular e de qualidade; e até o ano de 2040, a coleta e o tratamento de esgoto cheguem a 90% da população piauiense.
O modelo de concessão adotado pelo Estado é inédito no país, representando uma iniciativa pioneira que traz benefícios significativos para a zona rural. A Águas do Piauí, por meio do Instituto Aegea, irá promover também parcerias, programas, projetos e ações sociais junto às comunidades nos eixos de educação, saúde e geração de renda.

Operação assistida
Desde a assinatura do contrato de concessão em dezembro de 2024, a Águas do Piauí está em fase de operação assistida, que consiste no período de 180 dias de transição em que a empresa faz o mapeamento dos sistemas existentes, identifica as prioridades técnicas e operacionais e faz seu plano de investimentos alinhado com as metas contratualmente previstas. Durante essa fase, os operadores atuais de saneamento (AGESPISA e SAAES) seguem responsáveis pela prestação dos serviços e atendimento ao cliente.