Alunos de 13 escolas públicas vivenciam profissões em evento imersivo

Reprodução

Na terça-feira (8), a Estácio Teresina abriu suas portas para receber alunos do ensino médio de 13 escolas públicas da rede municipal, em um evento que abriu as portas para novas oportunidades para os estudantes. A Semana das Profissões: Viva Estácio proporcionou uma imersão prática e interativa nas diversas áreas profissionais, oferecendo aos jovens uma experiência única de conhecer, de forma concreta, as carreiras que poderão escolher para seu futuro.

Os estudantes exploraram a infraestrutura da instituição e conheceram as particularidades dos 17 cursos disponíveis. Participaram de atividades que variaram desde um júri simulado, promovido pelo curso de Direito, até uma sessão de ginástica organizada pelo curso de Educação Física. Essa aproximação prática é fundamental para auxiliar na escolha profissional, como ressalta o professor Pablo Duarte, da CETI Maria da Conceição Salomé, uma das escolas convidadas. “É importante fazer com que os jovens, os alunos tenham essa visão dos cursos, principalmente os alunos do terceiro ano que estão próximos de tomar a decisão do que eles vão querer seguir na vida, seguir como carreira profissional”, destacou.

Cada curso preparou atividades criativas para atrair a atenção dos alunos, contando com a participação ativa dos universitários que compartilharam suas experiências e conhecimentos. Pedro Felipe Costa, estudante do quarto período de Ciências Contábeis, participou apresentando seu curso e destacou a importância desse contato com os futuros ingressantes no ensino superior. “É uma grande oportunidade que promove a interação entre os alunos e a faculdade. Além disso, possibilita que os estudantes, ao conhecerem cada curso, aflorem suas visões sobre a carreira profissional que desejam seguir. Para aquele aluno que está em dúvida sobre qual profissão escolher, essa experiência pode ajudar a amadurecer sua decisão”, pontuou o aluno.

A Semana das Profissões: Viva Estácio é uma iniciativa que alia aprendizado e diversão, destinada aos jovens que ainda não decidiram sobre qual caminho profissional trilhar após o término do ensino médio. O evento não só esclarece dúvidas, mas também inspira e motiva os estudantes a vislumbrar seu futuro acadêmico.

A coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, Giseuma Cardoso, destacou a relevância de um evento deste porte para evidenciar tanto os cursos oferecidos quanto a estrutura da instituição. “Acredito que é uma oportunidade ímpar, pois ainda há certo desconhecimento por parte da sociedade sobre o trabalho do arquiteto e urbanista, especialmente na área de arquitetura, por exemplo. Na engenharia, apesar de existir uma demanda significativa em nosso estado, o público também não sabe que oferecemos cursos tão bem estruturados aqui na Estácio. Temos excelentes laboratórios e atividades promovidas pelos nossos escritórios modelos, onde prestamos serviços à comunidade”, reforçou.