Entidade pretende intensificar parcerias em 2025 para formar profissionais para atuarem nas indústrias locais
O setor industrial tem se fortalecido no Estado através das ações do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (Ciepi). Contando com 85 indústrias associadas que atuam nos mais diversos segmentos, como alimentício, de material de construção, colchões, telhas, eventos, cerâmicas, dentre outras, o Ciepi firmou, ao longo de 2024, importantes parcerias vislumbrando o desenvolvimento do setor a curto, médio e longo prazo.
Entre essas parcerias destacam-se as com o Instituto Federal do Piauí (Ifpi) e a Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Em 2024, por exemplo, foi inaugurado o primeiro laboratório de inovação e pesquisa no Ifpi, que promove uma conexão direta entre a academia e indústria. Além disso, estudantes dessas universidades têm tido a oportunidade de vivenciar estágios dentro das indústrias, onde podem aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula.
“Essa integração beneficia tanto os alunos, que ampliam sua formação com experiências reais de mercado, quanto as empresas, que ganham acesso a novos talentos e ideias inovadoras. Nosso objetivo é não apenas suprir a necessidade de mão de obra qualificada nas indústrias locais, como também fomentar o desenvolvimento econômico do Estado, gerando mais oportunidades de emprego e contribuindo para a competitividade das empresas”, destaca o presidente do Ciepi, Federico Musso.
A internacionalização também esteve em pauta com associados do Ciepi visitando o porto de Xiamen, na China, bem como com os avanços da Zona de Processamento e Exportação de Parnaíba (ZPE). Reuniões estratégicas com a Investe Piauí e a Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi) reiteram o alinhamento do Ciepi com as políticas públicas estaduais e o desenvolvimento sustentável.
Por fim, para Federico Musso, 2024 foi um ano marcado por conquistas e também por desafios no setor industrial. “Estamos avançando em infraestrutura, parcerias e inovação, mas queremos ir além. Nossa meta é que o piauiense acredite na indústria local e veja nela um motor de desenvolvimento. Estamos sempre atentos às políticas públicas do governo estadual e percebemos que este é um momento propício para as indústrias do Piauí, com muitos investimentos sendo realizados”, analisa.
Musso destaca ainda que pretende reforçar as parcerias em 2025 para tirar do papel projetos com potencial de transformar a realidade do Estado. “Nosso objetivo é incentivar a cultura empreendedora industrial e, acima de tudo, fazer com que o piauiense acredite na força e no potencial da indústria local como um motor para o progresso”, finaliza.