Cuidados com a visão também é um alerta da campanha Novembro Azul

Iniciativa visa estimular um cuidado integral na saúde da população masculina

Reprodução

A campanha Novembro Azul funciona como um farol de alerta para a saúde integral da população masculina, principalmente quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Por ser uma iniciativa que alerta para saúde geral, é fundamental que esse público também destine atenção aos cuidados com a visão. Isso porque doenças oculares como glaucoma, catarata, retinopatia diabética e degeneração macular são muito comuns nessa população. Por isso, as visitas regulares, pelo menos uma vez ao ano, ao médico oftalmologista não devem ser esquecidas.

De acordo com a médica oftalmologista do Vilar Hospital de Olhos, Mônica Santos Müller Campêlo, as causas mais comuns de cegueira na população acima de 60 anos são o diabetes, a degeneração macular relacionada a idade, doenças que podem ser diagnosticadas nas consultas oftalmológicas de rotina. “O mais importante é que essas doenças podem ser prevenidas ou tratadas precocemente antes que os danos à visão ocorram de forma irreversível”, alerta. A médica acrescenta que com o envelhecimento da população esses problemas, “que podem causar cegueira, se tornam cada vez mais comuns e o impacto dessa doença na qualidade de vida e da saúde mental das pessoas é muito grande ”, pontua.

Nesse sentido, o cuidado com a saúde do público masculino precisa ser estimulado em todas as frentes, o que inclui a atenção à visão. “O novembro azul foi uma campanha criada para conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde em geral”, observa a Dra. Mônica. Portanto, “quanto antes as doenças relacionadas à visão forem diagnosticadas e tratadas, maiores são as chances de manter uma vida mais saudável como um todo”, endossa a médica.

Cuidar da visão, assim como da saúde em geral, é um hábito que deve ser reforçado cotidianamente