Educação que transforma: aluna de escola pública traçou metas e ingressou no curso de Psicologia

Reprodução

Dados do IBGE mostram que a proporção de pessoas na faixa etária de 25 anos com ensino superior cresceu, e programas sociais ampliam oportunidades

O acesso ao ensino superior é um sonho para muitas pessoas que se dedicam aos estudos e superam desafios na rotina para alcançar seus objetivos acadêmicos. Traçar metas é tão importante quanto ter oportunidades reais de cursar uma faculdade que propicie um processo de aprendizagem com qualidade. Além disso, vale dizer que o cenário brasileiro, de acordo com dados recentes do IBGE, aponta que, de 2000 a 2022, na população do país com 25 anos ou mais de idade, a proporção de pessoas com nível superior completo cresceu 2,7 vezes: de 6,8% para 18,4%. Os dados são expressivos, mas a implementação de estratégias para que o contexto educacional cresça cada vez mais ainda é uma pauta que precisa ser potencializada.

Dessa forma, é importante mencionar que, quando se pensa em educação, seja para os recém-saídos do ensino médio ou para quem já concluiu essa etapa da vida há algum tempo, contar com apoio e estímulos familiares também é um fator que favorece o sucesso. Além disso, a disponibilização de facilidades para uma eficiente entrada na graduação é fundamental. Em 2025, a mais nova graduanda em Psicologia do UniFacid Wyden, Nicolle Mykaele, viu todo o seu esforço, dedicação e planejamento se materializarem com sua aprovação como aluna 100% pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) na rede de ensino. O programa completa 20 anos e, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 3,4 milhões de estudantes foram beneficiados no Brasil entre 2005 e 2024. Na facid, mais de 540 alunos estão com matrículas ativas por meio dessa modalidade de ingresso.

Incentivada pela mãe e pelo avô, que sempre destacaram a importância dos estudos para transformar sua realidade, Nicolle estudou praticamente a vida toda em escola da rede pública (apenas um ano em escola privada) e compreendia que, no seu contexto de vida, a única forma de cursar Psicologia na instituição seria via algum programa de incentivo. Ela compartilha, de forma orgulhosa, que sempre foi uma aluna determinada a conquistar seus objetivos. “O último ano (no ensino médio) foi desafiador, e consegui me superar bastante e, assim, alcançar meus objetivos. Minha meta era conseguir uma bolsa na Facid”, afirma. Na época, além do ensino médio, ela também fazia um curso técnico na área de Contabilidade e ainda sentia a pressão do ENEM. Em meio a tudo isso, lembra que pensava: “ou eu vou para a Wyden ou eu vou para a Wyden. Não havia outra opção para mim; era uma questão de determinação e sonho”, relembra e comemora sua aprovação na instituição. A nova estudante de Psicologia reitera que o apoio familiar foi indispensável e que, em sua trajetória acadêmica, também ouviu com frequência que o estudo era o único caminho para mudar sua realidade social e familiar.

Ao conhecer a Instituição, percebeu que a rede de ensino é completa e moderna, com laboratórios atualizados, bibliotecas e ambientes de aprendizagem interativos, com infraestrutura de ponta para sua formação enquanto profissional e ser humano. “O programa, a assistência e o cuidado da faculdade com os alunos, assim como o compromisso com os estudantes, me encantam bastante. Isso me cativou a querer ser parte da instituição”, confessa.

Suporte humanizado e tecnologia: oportunidades que transformam vidas

Em toda a sua cultura organizacional, que está alinhada aos valores de promover o ensino de qualidade com modernidade, tecnologia e humanização, a faculdade disponibiliza uma estrutura diversificada para acolher, orientar e estimular os alunos e futuros estudantes desde o primeiro contato. Tudo isso com foco em mostrar que o acesso ao ensino superior é possível. A gerente comercial da instituição, Gleyciane Alves, conta que a rede de ensino “também visa apoiar candidatos a programas governamentais como o Prouni, oferecendo orientação especializada para a entrevista socioeconômica e entrega de documentação conforme o edital”, explica.

Neste ano, a instituição ofereceu aproximadamente 160 vagas para alunos via Prouni. Isso representa o compromisso com a formação profissional e humana, uma vez que “oferece amplas possibilidades de acesso à graduação para garantir que a educação de qualidade chegue a todos e forme profissionais qualificados para o mercado”, conclui Gleyciane.