O deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), se reuniu na tarde de onte segunda-feira (16), em Brasília-DF, com o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto.
Franzé Silva solicitou apoio para a liberação de R$ 10 milhões para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social do Canal de Integração do Sertão Piauiense. Em outubro, o parlamentar conseguiu sinal positivo da Comissão do Orçamento no Congresso Nacional para incluir o recurso no Orçamento 2025.
O Canal do Sertão Piauiense visa à integração da transposição do rio São Francisco à bacia dos rios Piauí e Canindé. “Estamos buscando acelerar esse projeto voltado para a transposição do Rio São Francisco. Viemos a Brasília para verificar se há a possibilidade de, no próximo ano, iniciarmos o Estudo de Viabilidade Técnica”, explica Franzé.
O Canal – Os rios Canindé e Piauí formam a maior bacia hidrográfica do Estado, abrangendo 89 municípios nas áreas semiáridas do Piauí, com populações em condições socioeconômicas baixas, onde a escassez hídrica é um dos grandes fatores que dificultam o desenvolvimento local. Com a obra do Canal, mais de um milhão de habitantes serão beneficiados, diretamente.