O deputado Henrique Pires (MDB) foi à Tribuna, durante a sessão plenária desta quarta-feira (20), e discursou sobre requerimento que apresentou, a fim de que o Legislativo realize audiência pública para debater a segurança pública de Teresina.
“Vai ter que ter representante da Justiça, do Ministério Público, pra que a gente entenda o que está acontecendo com Teresina. São preocupantes os assaltos”, disse o parlamentar, lamentando o assassinato ocorrido recentemente em uma casa lotérica.
“Tanto o secretário Chico Lucas, de Segurança Pública, quanto o secretário de Justiça, Carlos Augusto, foram favoráveis a essa audiência pública e nós, deputados estaduais, somos cobrados pela sociedade”, frisou.
Henrique Pires também apresentou requerimento pela realização de uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei do Governo 20/24, sobre o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Piauí (STRIP-PI).
REQUERIMENTOS– Dois requerimentos do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) solicitam a instalação de redutores de velocidade em determinados trechos do município de Canavieira. Todos os requerimentos serão colocados em votação na próxima sessão deliberativa.
PROJETOS – O deputado Ziza Carvalho (MDB) apresentou o Indicativo de Projeto de Lei 06/24, que autoriza o Poder Executivo a ceder imóvel pertencente ao patrimônio público estadual para a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-51, do município de Conceição do Canindé. A matéria segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Outra pauta a ser analisada pela CCJ é o Projeto de Lei 36/24, do deputado Jeová Alencar (Republicanos), que dispõe sobre o reconhecimento de utilidade pública da Associação Esportiva Filhos do Sol Bikers, com sede em Teresina.
PESAR – Os parlamentares aprovaram Voto de Pesar pelo falecimento da biomédica Lair Guerra, ocorrido no dia 13 de março. O deputado João Mádison (MDB), autor da proposição, destacou que a doutora em microbiologia e infectologista foi quem criou o Programa Nacional de Controle e Combate à Aids, tendo sido indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2004.