Hospital de Esperantina realizará 900 cirurgias de catarata no mês de julho

Ao todo, 1.113 pacientes passaram por avaliações, sendo que 900 deles serão submetidos a cirurgias.

REPRODUÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) concluiu no último domingo (23), a primeira etapa do Mutirão de Catarata 2024 em Esperantina, no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman (HEJH). Ao todo, 1.113 pacientes passaram por avaliações, sendo que 900 deles serão submetidos a cirurgias.

O cronograma de cirurgias iniciará no mês de julho, contemplando a população com mais de 60 anos dos municípios de Esperantina,  Batalha, Morro do Chapéu, Joaquim Pires e São João do  Arraial.  As cirurgias ocorrerão de 19 a 21 de julho, no Hospital Estadual Dr. Julio Hartman.

“A cirurgia de catarata possibilita que o paciente volte a enxergar normalmente e tenha mais qualidade de vida. A realização deste mutirão é fundamental para atendermos a demanda da nossa população, serão mais de 900 residentes da nossa região sendo assistidos pela Sesapi”, avalia a diretora geral do HEJH, Vilma Moraes.

Até o fim do ano, o Governo do Piauí vai realizar 28.360 cirurgias de catarata através de mutirões pelo estado, contemplando todos os 224 municípios das 12 regiões de saúde.

“Estamos realizando um esforço concentrado com o objetivo de levar mais qualidade de vida para os piauienses”, reforça o superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.