O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, visitou ontem terça-feira (27) o Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Na ocasião, o PGJ afirmou que a intenção é desenvolver um projeto para implantação de um grupo especializado no combate a crimes cibernéticos no MPPI. “Foi um momento importante que possibilitou conhecer iniciativas inovadoras que fortalecem o trabalho do Ministério Público brasileiro na defesa da sociedade, especialmente na atuação voltada para o combate a crimes praticados no âmbito digital. Com isso, pretendemos implantar um órgão com essas características no Piauí”, afirmou Cleandro Moura.
O Gaeciber surgiu a partir da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber), e atua em apoio às Promotorias de Justiça em casos como abuso e exploração sexual infantojuvenil na internet, ameaças de massacres em escolas, estelionatos digitais, furtos decorrentes de fraudes eletrônicas e outros tipos de crimes.
Durante a visita, o coordenador do Gaeciber, Mauro Ellovitch, apresentou o histórico de ações do grupo, as diferentes tipificações de crimes cibernéticos previstas na legislação sobre o tema, bem como as possibilidades de investigação dos casos. A visita foi acompanhada pelo procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional, Carlos André Mariani Bittencourt.
Agenda institucional
Além da visita ao grupo, Cleandro Moura participou na segunda-feira (26) do Encontro Nacional de Atuação do Ministério Público em Apoio Comunitário, Inclusão e Participação Social, Combate à Fome e à Pobreza, promovido pelo MPMG.
Atualmente, ele preside o Grupo Nacional de Apoio Comunitário, Inclusão e Participação Social, Combate à Fome e à Pobreza (GNA-Social), órgão ligado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais