O Piauí participa nesta semana, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), do I Fórum Nordestino de Vigilância Sanitária – Fortalecendo a Segurança do Território, que acontece em Recife/PE. O evento reúne representantes das vigilâncias sanitárias dos estados do Nordeste.
No evento, a DIVISA apresentou os relatos das experiências do Piauí em duas mesas temáticas que abordaram assuntos sobre os Serviços de Atenção à Saúde versus Comunidade Terapêutica e os desafios da organização do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária.
“Nesses dois momentos, nós ressaltamos a importância da aplicação e utilização dos Roteiros Operacionais de Inspeção, que nos direciona a uma avaliação de risco e colocamos a importância do projeto Pilares do Desenvolvimento Humano para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde no Estado, que possibilitará implementar ações transversais e intersetoriais de Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e de Saúde do Trabalhador, e que tem como um dos objetivos, fortalecer a APS e sua articulação com a atenção secundária e terciária especializada, visando à melhoria da qualidade do cuidado e segurança do paciente”, destacou Tatiana Chaves, diretora da DIVISA.
A programação do I Fórum Nordestino de Vigilância Sanitária – Fortalecendo a Segurança do Território segue até esta quarta-feira (12), onde o Piauí também terá oportunidade para apresentar os avanços e desafios da Hemorrede no Estado.
“É um evento rico, onde estamos tendo oportunidade de mostrar o nosso trabalho e também de conhecer a vivência e experiência de outros estados”, finalizou Tatiana Chaves.