Polícia Civil realiza ações em Teresina e Amarante por meio do DRACO nessa semana

Reprodução/DHPP

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), realizou uma operação em Amarante, no sul do estado, na sexta-feira (17/01), que resultou na prisão de um homem acusado de ameaçar a delegada-titular de Amarante, Carolina Diógenes.

O suspeito havia divulgado um vídeo nas redes sociais em que fazia ameaças à delegada responsável pela segurança na região.

A ação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública – FEISP e reforça o compromisso da Polícia Civil em proteger seus agentes e combater atos que possam comprometer a ordem pública.

Ontem, quinta-feira (16/01), o DRACO fez ainda um operação em Teresina. Foi deflagrada a ‘”Operação DRACO 176″ executada nos bairros Três Andares, Vila da Paz, Vila Costa Rica, Vila Jerusalém e Parque Rodoviário, todos localizados na zona sul da capital.

A operação resultou no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão e 10 prisões em flagrante, totalizando 14 pessoas retiradas de circulação. A ação foi um desdobramento da “Operação DRACO 47”, realizada em julho de 2023, e teve como principal objetivo desarticular uma facção criminosa, além de reduzir os índices criminais na região.

De acordo com o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, a operação foi crucial para atingir células criminosas, principalmente ligadas a um núcleo familiar envolvido com o tráfico de drogas e uma facção criminosa. “Essa operação deu continuidade à identificação de um núcleo familiar já investigado na ‘Operação DRACO 47’, no ano de 2023, que continua sendo um alvo importante para desarticular atividades criminosas na região”, afirmou.

Entre os detidos, destaca-se a prisão da matriarca da família, uma senhora de 60 anos, além de três netos menores de idade e um filho, todos suspeitos de participação nos crimes. Foram apreendidos drogas, máquinas de cartão de crédito usadas no pagamento de entorpecentes e uniformes de aplicativos de entrega, utilizados como disfarce para transporte das drogas.

A operação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), FEISP, Polícia Militar do Piauí, DECCOTERC, 8ª Delegacia Seccional – Divisão 2, 3ª Delegacia Seccional – Divisão 1, e Guarda Municipal de Teresina.