RFCC-PI realiza palestra sobre Novembro Azul e mobiliza trabalhadores em canteiro de obras em Teresina

Reprodução

Na tarde de quinta-feira passada (16), a Rede Feminina de Combate ao Câncer no Piauí (RFCC-PI) realizou uma palestra no canteiro de obras de uma construtora em Teresina como parte da campanha Novembro Azul. Com o tema “Saúde do Homem: Prevenção, Diagnóstico Precoce e Promoção da Saúde”, o evento destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de próstata e outras doenças que afetam os homens.

A iniciativa buscou alcançar um público muitas vezes distante de práticas regulares de cuidado com a saúde. A enfermeira Tyciane Santana, voluntária da Rede Feminina e palestrante do evento, trouxe uma abordagem abrangente, indo além do câncer de próstata. “Falamos sobre saúde de forma integral, porque o homem não é só próstata. Também abordamos o câncer de pênis, prevenção de ISTs, uso de preservativos, vacinação, consulta médica e doenças como diabetes. Sabemos que o homem, em geral, tem dificuldade em buscar serviços de saúde preventivos e aproveitamos esse momento para conversar de forma mais dinâmica e pontual”, afirmou Tyciane.

A escolha do local para a palestra não foi por acaso. A Rede Feminina identificou que os locais de trabalho são ambientes estratégicos para atingir o público masculino, para obter ainda mais efetividade com a palestra. “A gente sabe que os homens ainda estão nos seus locais de trabalho, que é onde a gente mais consegue acessar a maioria deles. Então, a gente vai nos locais onde eles estão, e nesse caso aqui na obra. Muitos acham que, pelo nome, a Rede Feminina trabalha só com mulheres, mas estamos aqui para todos os públicos” destacou Tyciane.

Para Jorge Luís Silva, técnico de segurança do trabalho e um dos participantes da palestra realizada pela RFCC-PI, ressaltou a relevância da iniciativa para o ambiente de trabalho. “Nós, homens, já temos essa dificuldade de falar sobre saúde. A Rede Feminina, com seu conhecimento e abordagem direta, nos ajuda a entender a importância de nos cuidarmos. É um trabalho essencial para incentivar mudanças de hábito e procurar acompanhamento médico”, afirmou Jorge.

A campanha Novembro Azul reforça que o câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre os homens no Brasil, mas que a detecção precoce aumenta de forma considerável as chances de cura. O exame para os homens contra o câncer de próstata inicia com aqueles indivíduos que atingiram os 50 anos, mas para quem possui familiares em primeiro grau com câncer de próstata e mama, é possível fazer o exame já aos 45 anos.