Com o objetivo de alertar à população sobre os riscos do consumo de tabaco, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realiza no dia 31 de maio, uma ação no Ceti Zacarias de Góis – Liceu Piauiense em Teresina. O tema da campanha deste ano é proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.
A campanha tem como público-alvo primário: pré-adolescentes, adolescentes e jovens, além e secundários: população em geral. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE (2019), entre os estudantes de 13 a 17 anos, 22,5% dos meninos e 22,6% das meninas experimentaram cigarro alguma vez na vida.
“A pesquisa aponta que o percentual de escolares de 13 a 17 anos que alguma vez na vida experimentou narguilé no Piauí é de 13,4%. Por isso, levaremos esta ação para junto aos alunos, que são o alvo da nossa campanha. Uma vez, que o tabaco é a segunda droga mais consumida entre os estudantes, e a utilização da nicotina é considerada por estudiosos como uma porta de entrada para o uso de drogas ilícitas”, destaca a coordenadora do Adulto Idoso da Sesapi, Luciana Sena.
A campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2024 pretende alertar os governos e formadores de opinião sobre as estratégias adotadas pela indústria do tabaco para atrair novos consumidores, notadamente crianças, adolescentes e jovens. A data também visa avançar em medidas que protejam a infância e a juventude da atratividade e do apelo da indústria do tabaco ao consumo dos seus produtos, que têm alto poder de causar dependência, além de ocasionar enfermidades e mortes.
“Na ação, no Liceu Piauiense, estaremos com exposição das peças de anatomia dos órgãos afetados pelo uso do tabaco e das mídias relacionadas aos dispositivos eletrônicos para fumar. Nossa equipa também realizará uma roda de conversas com os estudantes sobre o tema”, pontua a coordenadora.
O Sistema Único de Saúde oferece, nas Unidades Básicas de Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, tratamento aos fumantes para auxiliar aqueles que querem parar de fumar. O Programa é gratuito e dispõe de avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, terapia com medicamentos e profissionais qualificados.
Qualquer dúvida entrar em contato com a Coordenação Estadual do Programa no Piauí /Supervisão do Programa de Controle do Tabagismo pelo telefone (086) 3216-3565 ou pelo email pnctpiaui@gmail.com .