Unidade de AVC do HGV completa um ano com 340 atendimentos e 90% de êxito nos casos atendidos

O serviço conta com dez leitos e uma equipe multiprofissional composta por neurologistas, clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Reprodução

Em funcionamento há 1 ano , a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), já atendeu 340 pacientes e obteve êxito em 90% dos casos. Inaugurada em junho de 2023, é a primeira unidade pública especializada tipo III do Piauí para o tratamento da doença.

Um dos pacientes beneficiados foi a dona de casa Antonia Francisca Medeiros, 59 anos. Moradora de Teresina, ela conta que estava na cidade de Campo Maior visitando sua mãe quando passou mal, no dia 6 de março. Levada para o HGV, passou por exames que diagnosticaram um AVC hemorrágico e o tratamento foi logo iniciado. “De repente eu desmaiei. Estava suando muito, aí desmaiei”, relembra a dona de casa.

Janiele Medeiros, filha de Antonia Francisca, diz que o problema de saúde da mãe foi um impacto para toda a família. “Graças a Deus, hoje ela está bem. Agradecemos à equipe da unidade AVC do HGV, que atendeu minha mãe muito bem, desde a chegada até a saída dela”, diz Janiele, que a acompanhou durante os 19 dias de internação.

O neurologista Davi Said explica que a unidade oferece cuidados agudos com a presença de neurologistas 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Além de contar com uma equipe multiprofissional, que atua no processo de reabilitação , e com terapias avançadas para a condução dos casos.

“Nós já atendemos mais de 300 pacientes. Conseguimos reabilitar grande parte deles, identificar o causador do AVC e devolver essas pessoas com uma melhoria na qualidade de vida para a sociedade”, pontua Davi Said.

Segundo a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, os bons resultados se devem, principalmente, à agilidade no atendimento , pois os primeiros cuidados devem ocorrer rapidamente,  o que amplia as chances de recuperação e evita ou minimiza possíveis sequelas. 

“Temos conseguido tempos recordes nos atendimentos, desde a chegada do paciente com a realização da tomografia e a administração do medicamento direcionado ao AVC. E isso tem feito toda a diferença. Então, esse é um ano para comemorar e só temos a avançar cada vez mais, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e do Governo do Estado”, conclui a diretora.

O serviço conta com dez leitos e uma equipe multiprofissional composta por neurologistas, clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, fala do avanço nos atendimentos realizados pelo HGV. “É um hospital que cumpre o seu papel de alta complexidade. A unidade de AVC tem conseguido resultados extraordinários. São 90% de êxito nos casos, ou seja, salvando vidas”, afirma.

E para comemorar esse primeiro ano de atividades da Unidade de Acidente Vascular Cerebral, o HGV realiza nesta quarta-feira (26), o I Workshop em Assistência Multiprofissional ao Paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). O evento acontece no auditório do hospital e é aberto ao público em geral. As inscrições serão realizadas no dia do encontro.

PROGRAMAÇÃO:

•8h – 8h30: Abertura;

•8h30 – 9h: Palestra: Protocolo de Atendimento do AVC Agudo no Hospital Getúlio Vargas com o Dr. Irapuá Ferreira Ricarte/médico neurologista e doutor em Ciências pela USP /coordenador da UAVC – HGV;

•9h -10h30: Mesa Redonda: A Assistência Multiprofissional ao Paciente com AVC.
Composição: – Dr. Davi Said Araújo – Médico Neurologista da UAVC – HGV, especialista em doenças cérebrovasculares e mestre em Ciências Médicas, Dr. Rodrigo de Sousa Alves – fisioterapeuta da UAVC-HGV, Dra. Alessandra Lustosa da Rocha – enfermeira especialista em UTI e Cardiologia e Enfermeira/Diarista da UAVC-HGV, Dra. Bruna Corrêa Noleto – terapeuta ocupacional da UAVC-HGV/mestre em Biotecnologia e Atenção Básica à Saúde, Dra. Naiara de Lima Dias – fonoaudióloga da UAVC – HGV e Dra. Alane Costa de Sousa Oliveira – assistente social da UAVC-HGV/especialista em Família e Políticas Públicas;

•10h30-11h: Intervalo
    
11h – 11h30: Palestra: Apresentação dos Indicadores de Sucesso da Unidade de AVC –HGV com a Dra. Rita Flávia Mesquita – supervisora de Enfermagem da UAVC – HGV, especialista em UTI.

•11h30 – Encerramento.