A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) de Picos recepcionou formalmente a primeira turma do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros, para estágio. As atividades serão realizadas às quartas e sextas-feiras, com supervisão de professores do curso de enfermagem da UFPI.
Durante a apresentação inicial, o enfermeiro da educação permanente da UPA 24 horas de Picos, Evelton Barros, explicou sobre o funcionamento da unidade e apresentou as orientações aos estagiários.
“Essa é uma etapa fundamental na formação dos alunos. É nesse período que eles vivenciam na prática o que aprenderam em sala de aula e se conectam com os desafios reais da profissão. Esse momento representa um crescimento acadêmico, o estágio é um ponto de virada importante na trajetória dos alunos, pois é nesse ambiente de aprendizagem e prática que eles aprimoram as habilidades, consolidam os conhecimentos e desenvolvem um olhar mais atento e sensível para a saúde e o cuidado com o próximo”, disse.
Já a professora e coordenadora do estágio, Laura Formiga, doutora em Nutrição e em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública de São Paulo, destacou o processo para formação da primeira turma de estagiários de enfermagem na UPA de Picos. “Essa é uma turma bem numerosa e diversificada. Temos alunos de vários perfis e estou convicta de que irão desempenhar um excelente estágio, pois percebo que estão extremamente empolgados em poder atuar nesse novo serviço”, pontuou.
Segundo o gerente da UPA de Picos, Edilberto Lima, a logística para a viabilização dos estágios na unidade vem sendo trabalhada desde a inauguração da unidade. “Esse era um anseio que a sociedade acadêmica tinha, inserir os alunos no contexto da urgência e emergência. Receber esses alunos é uma experiência enriquecedora, pois estamos oferecendo a eles a oportunidade de explorar novos horizontes e descobrir novas formas de trabalho, especialmente diante das demandas urgentes e emergenciais. Eles terão a chance de aprender ao lado de profissionais qualificados, vivenciando, na prática, o ambiente acadêmico e a realidade da assistência. É uma jornada que, sem dúvida, contribui profundamente para seu crescimento profissional e pessoal”, frisou.
Alunos que fazem parte do programa também falaram sobre o que esperam em relação ao estágio. “São muitas expectativas, tenho certeza que o estágio vai contribuir bastante com minha formação profissional. Espero conseguir criar vínculos fortes e produtivos. Ver profissionais da enfermagem liderando esse processo, com todo o cuidado, faz com que eu fique muito feliz em exercer essa profissão”, relata Estela Edileuza.
De acordo com a estagiária Vitória Coelho, trata-se de uma oportunidade de extrema importância. “Minha expectativa é a melhor possível. Fazer parte desse grupo seleto é uma grande responsabilidade. Tenho a possibilidade de desenvolver novos conhecimentos e de levar o que aprendi na graduação para os pacientes atendidos aqui na UPA”, acredita.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Picos é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, por meio de contrato de gestão junto à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).