UESPI Parnaíba promove exposição sobre os 30 anos do Campus 

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Professor Alexandre Alves de Oliveira está com a exposição “Entre efemérides: 30 anos da UESPI em Parnaíba”, que reúne os primeiros registros fotográficos do Campus Avançado de Parnaíba, inaugurado em 1994, além de uma linha do tempo com alguns episódios que ajudam a compreender o início dessa história.

A exposição, com curadoria de Irma Cristina Diniz de Assunção e Felipe Augusto dos Santos Ribeiro, é mais uma atividade da Comissão do Projeto “30 Anos da UESPI em Parnaíba”, nomeada pela Direção do Campus para planejar ações relativas à efeméride e que, em julho deste ano, promoveu seu primeiro evento público: o lançamento da logomarca comemorativa ao evento, eternizada em uma placa afixada na entrada do Campus.

De acordo com Irma Assunção, curadora da exposição e também designer criadora da logomarca, ser convidada para fazer parte do processo criativo e curadoria da exposição foi uma grata surpresa, pois como egressa da UESPI é sempre um prazer poder contribuir com algo que agregue à universidade. “A exposição foi pensada para contar de forma visual e dinâmica a história inicial do Campus. O layout foi pensado para valorizar ao máximo as imagens selecionadas, segundo a identidade visual estabelecida para o projeto dos 30 anos da UESPI em Parnaíba”, disse a curadora.

O professor Felipe Ribeiro, presidente da comissão e também curador da exposição, destacou que este é o primeiro resultado do levantamento de acervos sobre o início de funcionamento da UESPI em Parnaíba. “Elaboramos uma linha do tempo para facilitar a compreensão desse processo, reunindo alguns dos principais acontecimentos relacionados à inauguração do Campus Avançado de Parnaíba, ocorridos entre os anos de 1993 e 1994, contemplando desde a autorização do governo federal para a UESPI funcionar na modalidade multicampi, passando pela compra do terreno em Parnaíba, o início das obras, o estabelecimento dos primeiros cursos, a inauguração propriamente dita, até o início das aulas no prédio que até hoje sedia o Campus”, explicou o docente.

A exposição também destaca os primeiros registros fotográficos relativos ao Campus, que foram veiculados no Almanaque da Parnaíba à época. A partir dessa publicação, a comissão teve acesso aos registros originais, de autoria do fotógrafo Antônio Vieira da Silva Filho. Conhecido profissionalmente como Vieira Filho, ele faleceu em 1997 e sua família gentilmente disponibilizou seu acervo para a UESPI. Por sinal, suas irmãs Eneida e Inês Vieira foram prestigiar a exposição logo no seu primeiro dia e ficaram emocionadas.

A exposição “Entre efemérides: 30 anos da UESPI em Parnaíba” estará aberta ao público até o dia 10 de novembro de 2023, na Biblioteca Setorial do Campus, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30.

Fonte: Portal Costa Norte