às 10:19

O Piauí é o estado com a menor costa do Brasil: são apenas 66 quilômetros de litoral, espremidos entre o Ceará e o Maranhão. Mas, não pense que não vale a pena: são 66 km dos mais bonitos do Brasil! Depois de ver essas dicas de Parnaíba – a segunda maior cidade do estado – você vai ver que eu tenho razão.
Parnaíba fica nesse pedaço do paraíso e, com um plus: uma das formações geográficas mais diferentes e bonitas do país: o Delta do Parnaíba, o rio que faz a divisa entre os estados Piauí e Maranhão.
E não é pra menos, porque o local impressiona. O Delta é formado do encontro entre o rio com o Oceano Atlântico. Ao chegar lá, o rio se desdobra em diversos braços que formam um imenso arquipélago com mais de 70 ilhas. É o único delta que deságua em mar aberto nas Américas, sendo ainda o terceiro maior delta do mundo.
Com isso, formam-se inúmeras praias e lagoas, enormes dunas, um majestoso mangue com uma grande biodiversidade. E tudo isso pode ser desfrutado pelos turistas!
A porta de entrada é a cidade de Parnaíba. De lá, pode-se ir para as praias, fazer passeios de barcos, ir a locais famosos muito rapidamente, pois é tudo próximo… e comer muito, mas muito bem!
Como chegar em Parnaíba?
Parnaíba tem um aeroporto, o Aeroporto Prefeito Doutor João Silva Filho, como voos vindo de algumas cidades do Brasil, mas sempre com uma conexão em Campinas, hub da cia aérea Azul, que por enquanto é a única que voa pra lá. A oferta de horários é muito baixa, atualmente somente aos sábados, mas já é melhor do que nada.
Então, o mais comum é pegar um voo para Teresina, capital do estado, que fica a 340 Km de Parnaíba.
De lá, você tem que pegar uma condução para Parnaíba, que pode ser um ônibus (Empresa Guanabara, 6h de viagem, R$ 40,00 ou R$ 73,80); contratar uma agência ou alugar um carro. Para quem optar por ir dirigindo, saiba que a estrada é ótima e bem sinalizada.
Qual a melhor época para visitar Parnaíba?
O Piauí é quente. Muito quente. Então, seja qual for a época que você vá, é quente. Mas tem um tempo menos quente (a época das chuvas, de janeiro a junho) e um tempo mais quente e seco (de julho a dezembro).
Entre os meses de janeiro a junho, quando podem ocorrer pancadas de chuvas com mais frequência, é bom para fazer passeios ecológicos, observar aves e as lagoas que se formam no delta. Para os amantes de esportes como kite surf, entre setembro de dezembro é o período dos melhores ventos.
De qualquer forma, não se desespere tanto com o calor quando for à Parnaíba, porque, apesar de estar no Piauí, lá o clima é mais amenos que Teresina, por exemplo. Há uma eterna brisa marítima que faz o calor ser menos agressivo.
Onde ficar em Parnaíba?
Um dos melhores hotéis em Parnaíba é o Arrey Hotel Beach. Ele tem uma ótima estrutura, quartos bem equipados, ar-condicionado, piscina, terraço, restaurante buffet. O wi-fi é gratuito em todas as dependências e também o estacionamento. É um hotel novinho, então tem uma estrutura moderna e impecável.
Mas há outros hotéis e pousadas fantásticas, como a Casa de Santo Antônio Hotel de Charme, uma charmosíssima pousada instalada em um antigo casarão a apenas um quilômetro do Porto das Barcas (de onde saem os passeios para o Delta do Parnaíba).
Outra pousada é a Vila Parnaíba, que tem um balcão de turismo no local, onde se vendem passeios diversos. Ela tem quartos com ar-condicionado, piscina, um bonito jardim central, além de wi-fi e estacionamento gratuitos.
Veja aqui outras Pousadas e alberges em Parnaíba, e pesquise aqui outros hotéis em Parnaíba.
O que fazer em Parnaíba?
A vocação da região é, sem dúvida, o ecoturismo, o turismo para apreciar e desfrutar de belas paisagens de praias de mar, praias de rio, mangues, dunas, etc. Mas, além disso, ainda se pode aproveitar um pouco a cidade, sua gastronomia e sua cultura.
Centro Histórico
É no pequeno centro histórico de Parnaíba que se encontra o Porto das Barcas (de onde saem alguns passeios de barco para o Delta), com seus prédios coloridos e lojas de artesanato, restaurantes e agências turísticas.
Delta do Parnaíba

Esta é a principal atração da cidade. O Delta do Parnaíba é uma das atrações principais da Rota das Emoções, você sabia?
Parnaíba é a porta de entrada para o Delta. Pode-se fazer passeios pelo Delta do rio Parnaíba tanto em lanchas particulares (para grupos de até 9 passageiros, que foi como fizemos) como em barcos maiores.
No caso de um passeio particular, a duração e os locais de visita são previamente combinados. Uma excursão, ao contrário, faz uma rota pré-estabelecida e dura o dia inteiro. O passeio pode incluir ver a revoada dos guarás, almoço em restaurantes à beira-rio ou até mesmo um safári noturno, com focagem de jacaré.
Casa das Rendeiras
Você pode conhecer o trabalho das rendeiras do Piauí e suas flores de renda, saias e outros acessórios em renda. Fica na Ilha Grande de Sta. Isabel.
Praia Pedra do Sal
A praia Pedra do Sal é a única praia de Parnaíba, onde se pode ver um lindo pôr-do-sol. Ela é dividida ao meio por uma grande pedra. Um lado bate mais onda que outro e podemos encontrar alguns quiosques de fim de semana.
Lagoa do Portinho
Por último, mais como um alerta e uma denúncia, apresentamos a lagoa do Portinho. Há não muito tempo era uma imensa lagoa de águas claras. Hoje, após impactos em seus afluentes (desvios e ações criminosas de fazendeiros), a lagoa secou grande parte de seu espelho d’água. O local, antes ponto turístico com barracas, restaurantes, etc., está totalmente abandonado. Uma pena! Bois magrelos pastam na rala vegetação que cresce onde antes tinha água. Imensas dunas cobrem a estrada que dá acesso à lagoa e a gente teve que fazer um desvio pra chegar.
Apesar disso, indico aqui dar uma passada por lá, para quem quer ver o que um dia foi o local. Não deixa de ainda ser uma vista bonita. E quem sabe estará melhor quando você for?!
Município de Luís Correia

Município vizinho, onde se chega com poucos minutos de carro (e nem se sabe quando um termina e o outro começa). Lá estão as praias mais conhecidas do Piauí, como a Praia do Atalaia, Praia do Coqueiro e Praia de Macapá.
Município de Cajueiro da Praia

É lá que fica Barra Grande, vilarejo que ainda mantém o ar rústico e agradável, com bons restaurantes e pousadas, e onde fica uma das melhores praias para a prática do kite surf no Brasil. Em Cajueiro da Praia ainda se tem, além de outras atrações, o pretenso maior cajueiro do mundo.
O que comer em Parnaíba?
Uma das coisas que fizemos MUITO bem por Parnaíba foi comer. Come-se muito bem por lá. O forte, como não podia deixar de ser, são os frutos do mar. Tivemos experiências gastronômicas incríveis com camarões, peixes e caranguejos, mas também com carneiro e tira-gostos.
Não deixe de experimentar o espetinho de camarão com queijo e o vatapá de camarão do Cantinho do Camarão, na Beira Rio; os dadinhos de tapioca (tira-gosto muito comum por lá); o Carneiro Abençoado (do restaurante Abençoado); a torta de caranguejo do Caranguejo Expresso; o queijo coalho assado com melaço. Ah, e não deixe de provar a verdadeira Cajuína, um suco de caju engarrafado.
