Acontece o encontro entre as três federações, apoiadores e organizadores do Projeto Teresina Olímpica: Esporte, Educação e Evolução

O Projeto que visa promover e incentivar as novas três modalidades olímpicas na capital, vai acontecer entre os dias 14 e 30 de junho, com torneios de skate, basquete e break dance.

por Clara Magalhães

O Projeto Teresina Olímpica tem como principal finalidade elevar a participação de instituições de ensino em atividades esportivas e resgatar a função social do esporte como elemento cultural para todas as redes de ensino de Teresina. A ideia é alcançar todas as zonas da capital e envolver dezenas de escolas no projeto.

O evento surge ainda para retomar a cultura de grandes competições Interescolares Piauienses, como a Copa Cidade Verde e os Jets, e vai trabalhar com três novos esportes olímpicos, o skate, o basquete 3X3 e o Breaking. É esperado que o evento envolva mais de vinte escolas e cerca de cem times, se configurando como um evento grandioso com pretensão de entrar para a história do esporte piauiense!

“A Federação Piauiense de Skate recebeu com alegria essa proposta, porque são esportes que estão â margem dos investimentos públicos e hoje a gente tem a parceria do Governo Federal, da Prefeitura de Teresina e outros parceiros. A Federação de Skate colou junto com essa parceria e vamos realizar [o evento] da melhor maneira possível, bem estruturado, com diversas atividades durante o mês de junho”, afirma Thyago Gosta, Presidente da Federação Piauiense de Skate, que conclui afirmando que o mês de junho é especial para o Skate a nível mundial, pois é quando se comemora o Dia Mundial do Skate, e diversas atividades são realizadas.

Com o Teresina Olímpica a gente vai estar realizando durante todo o mês atividades voltadas ao skate. Ficamos muito felizes, é uma parceria que vem fortaceler o esporte, vem trazer união entre os esportes que estão à margem dos investimentos públicos.

Oferecer mais oportunidades de acesso à prática do esporte escolar aos alunos de instituições da capital e incentivar a descoberta de novos talentos esportivos, é o que visa a organização do evento, que garante que a mobilização pretende envolver toda a comunidade escolar e ainda fortalecer o esporte educacional, grande aliado na formação integral da cidadania.

Para Carlinhos, membro da Federação Piauiense de Basquete, um evento como o Teresina Olímpica é muito importante, uma vez que antecede o ano das Olimpíadas, e através da modalidade 3X3, será possível fomentar ainda mais o basquetebol, e essa modalidade dinâmica, que vem tomando conta de todo o Brasil e agora é também modalidade olímpica.

A gente espera movimentar bastante, através do Teresina Olímpica, os nossos atletas, especificamente do 3X3, lembrando que o Piauí é o atual campeão sub-18 da modalidade.

Com parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SEMEL, FUNDESP, FMS, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, entre outros, além da sociedade (empresários de entretenimento e população em geral), o evento que será realizado entre os dias 14 e 30 do próximo mês com a grande final no mês de julho, contará com três torneios dessas novas modalidades de esportes olímpicos que trarão consigo a força e a história do hip hop e da cultura de rua para Teresina, que tem atletas que já venceram competições nacionais e estarão brigando por uma vaga nas Olimpíadas 2024.

“O Break é uma dança que se difundiu pelo mundo tudo e virou esporte agora. Independente da classe social, ele é difundido em todo lugar do mundo e desde 2021 vem sendo experimentado nas Olimpíadas, começou em Tóquio e está confirmado como modalidade oficial das Olimpíadas de 2024 na França. Antes disso estão acontecendo várias organizações de Federações pelo Brasil, pelo mundo”, afirma Alexandre Bomber, diretor-executivo da Federação de Break Piauiense e Presidente da Original Bomber Crew e faz parte da cultura hip hop desde 2005.

É de grande importância a gente fazer esse tipo de evento como o Teresina Olímpica para novos artistas da dança poderem conhecer o Break da cidade de Teresina, que já existe a muito tempo mas muita gente ainda não conhece, e o evento vem pra difundir mais ainda a dança em todas as comunidades, em todas as ‘quebradas’ de Teresina.

Alexandre também reafirma esse apoio social do projeto, como forma de formar cidadãos e tirar muitos jovens de situações marginalizadas.

O evento contará ainda com shows musicais e feiras de produtos de artesanato local e promete trazer grande representatividade para o esporte, a cultura e o turismo da região, estimulando também o esporte escolar, a construção de um ideal esportivo nas escolas, e incrementando ainda mais o esporte como formador de caráter, ética e cidadania entre jovens e adolescentes.