CBF adota novas orientações de arbitragem da Fifa para 2023

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a implementação de novas orientações de arbitragem da FIFA para aumentar a transparência e a justiça esportiva no futebol brasileiro. As mudanças incluem novos protocolos do assistente de vídeo (VAR), análise da linha de impedimento, acréscimos e atuação do goleiro em cobranças de penalidade máxima. Os lances em análise pelo VAR serão disponibilizados nos telões dos estádios, e as análises de impedimento beneficiarão a equipe atacante em caso de sobreposição das linhas de defesa e ataque.

Os árbitros contarão o tempo em que a bola estiver parada, incluindo comemorações de gols e tempo gasto para cobranças de pênalti, para dar acréscimos maiores e compensar o tempo perdido. A regra “Dibu Martínez” também será levada em consideração, e o goleiro não poderá distrair o batedor durante a cobrança de penalidade máxima. A Comissão de Arbitragem está realizando palestras nos clubes para comunicar as mudanças para o ano de 2023.

Outras mudanças incluem advertências para jogadores que pressionam excessivamente o árbitro durante o processo de revisão do VAR ou na área técnica e banco de reservas. No máximo seis jogadores podem se aquecer na área de aquecimento antes de entrar em campo, com rodízio feito pela comissão técnica para reduzir a pressão exercida pelos atletas no árbitro da partida. A iniciativa visa explicar as novidades na arbitragem e alinhar as instruções recebidas pelos árbitros com o conteúdo passado às equipes durante a pré-temporada.