Em um amistoso realizado na terça-feira em Nuremberg, a seleção brasileira feminina surpreendeu a anfitriã Alemanha e venceu por 2 a 1. Os dois gols da vitória foram marcados no primeiro tempo, enquanto as alemãs conseguiram marcar apenas nos acréscimos do segundo tempo. Essa foi a última partida amistosa antes da Copa do Mundo e a equipe comandada pela técnica Pia Sundhage mostrou um futebol convincente, apresentando uma boa variação de jogadas e um eficiente sistema de marcação.
O Brasil está no Grupo F do Mundial e terá como adversárias a França, a Jamaica e o Panamá. A estreia acontecerá no dia 24 de julho contra as panamenhas, seguida por um confronto contra a França cinco dias depois. O último jogo da primeira fase será contra a seleção jamaicana no dia 2 de agosto.
No amistoso contra a Alemanha, o Brasil apresentou um bom volume ofensivo e abriu o placar aos 11 minutos com um gol de Tamires, que completou um lance iniciado por Gabi Nunes. O time brasileiro ampliou a vantagem aos 37 minutos com um gol de Ari Borges, em um escanteio pelo lado esquerdo.
No segundo tempo, a Alemanha tentou tirar a desvantagem, mas encontrou dificuldades em criar jogadas de ataque a partir do meio-campo, graças ao forte setor defensivo da equipe brasileira. A técnica Pia Sundhage aproveitou a etapa final para dar chance a outras atletas, como Gabi Portilho e Aline Gomes.
No final do jogo, a pressão da Alemanha aumentou, mas a defesa brasileira conseguiu segurar a vantagem até os acréscimos, quando a Alemanha conseguiu marcar seu único gol com Schüller, que aproveitou a defesa parcial da goleira Letícia. Apesar disso, a vitória brasileira foi incontestável e dá confiança para a equipe antes da Copa do Mundo.