Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão acesso à sua redação digitalizada. A medida foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (7). O acesso à cópia da redação pode ser feito por meio da Página do Participante, no site do Enem.
Os candidatos terão acesso à cópia da redação apenas para fins pedagógicos. O objetivo é permitir que os estudantes tenham a oportunidade de revisar a prova e entender melhor os critérios de correção da redação. O acesso será permitido a partir do dia 24 de abril.
A cópia digitalizada da redação será disponibilizada em formato PDF. Além disso, o estudante também terá acesso ao espelho da correção, que é um documento com a justificativa da nota obtida em cada uma das competências avaliadas na redação. O espelho também estará disponível na Página do Participante.
A divulgação da cópia digitalizada da redação é uma iniciativa que já vem sendo adotada pelo MEC desde 2020. A medida tem como objetivo garantir a transparência do processo de correção das redações e permitir que os estudantes possam ter um melhor entendimento dos critérios de avaliação utilizados pelos corretores.
O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. A prova é realizada anualmente e avalia os conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo do ensino médio. Além disso, o Enem também é utilizado como critério para a concessão de bolsas de estudo e financiamentos estudantis, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).