A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) vai contratar uma consultoria para estudar a viabilidade técnica e econômica de estocagem de gás natural no Brasil. A ideia é avaliar a possibilidade de usar a estrutura de cavernas naturais existentes no subsolo do país para armazenar o gás e garantir o abastecimento de energia elétrica. A consulta pública foi aberta na última quinta-feira (7) e ficará aberta até o dia 10 de maio.
Segundo a EPE, o estudo de estocagem é importante para garantir a segurança energética do país e para aumentar a competitividade do setor. A consultoria deverá avaliar as potencialidades geológicas do país para estocagem de gás natural e as tecnologias disponíveis para essa finalidade.
Ainda de acordo com a EPE, o estudo também deverá avaliar a demanda de gás natural no país e as regiões que têm maior necessidade de estocagem. A ideia é verificar se é possível reduzir os riscos de desabastecimento em momentos de alta demanda ou de interrupções no fornecimento de gás natural.
O resultado do estudo deve ser divulgado até novembro deste ano. Segundo a EPE, a ideia é que as informações obtidas possam ajudar na formulação de políticas públicas e na tomada de decisões em relação à segurança energética do país. A consultoria contratada também deverá apresentar um plano de ação para implementação do projeto de estocagem de gás natural no Brasil, caso ele seja considerado viável.