Ocupação está ocorrendo agora em consequência da revolta gerada pelo assassinato da estudante Janaína Bezerra. Ocupantes cobram mais segurança dentro do Campus e um posicionamento do Reitor que está de férias do cargo.
por Clara Magalhães
às 12:13
Estudantes da UFPI estão nesse momento ocupando a Reitoria da Universidade em ato de protesto perante à falta de posicionamento do reitor diante do ocorrido na madrugada do último sábado (28), em que Janaína Bezerra foi estuprada e morta dentro da instituição. Eles pedem por justiça, por um posicionamento mais firme por parte do Reitor e por segurança dentro da universidade. Segundo registros cerca de 50 pessoas estão presentes no local.
Outras pautas envolveram a falta de eficácia do transporte público e o remanejamento do local onde ocorrem as ‘Calouradas’, festas que recebem os novos estudantes que estão entrando na Universidade.
A semana é de luto, homenagens e revolta por parte dos estudantes e dos professores do curso de Jornalismo e de outros cursos da instituição, que estão revoltados com a situação e com a falta de apoio de autoridades responsáveis.
Em resolução publicada na segunda-feira (30), a direção da UFPI suspendeu a realização de festas dentro da instituição por tempo indeterminado. De acordo com a resolução, esses eventos “extrapolam o caráter estritamente acadêmico e científico” e estarão suspensas para que ocorra a deliberação do conselho superior competente na Universidade.
A instituição também comunicou a criação de um protocolo para enfrentamento à violência contra as mulheres na Universidade. Todas essas medidas foram assinadas pelo Reitor em exercício, Viriato Campelo.
O Reitor se encontra nesse momento tirando férias do cargo.