Governador apresenta Piauí como destino para nômades digitais 

Na última segunda-feira (3), o Governo do Piauí, por meio da Agência de Atração de Investimentos do Estado do Piauí (Investe Piauí), apresentou o programa Nômades Digitais do Piauí e o Portal Piauí Startups para autoridades e empreendedores estonianos. O encontro aconteceu no espaço Maktory, da Universidade TalTech, em Tallinn, na Estônia, e contou com a presença do governador Rafael Fonteles e representantes da Investe Piauí.

Nômade digital Kristel Roosimaa, virá conhecer Barra Grande – Foto: Oleg Hartsenko

Durante a apresentação, foi possivel conhecer as soluções tecnológicas criadas pelo Piauí para o desenvolvimento de empresas, bem como as belezas naturais do estado, que pode se tornar um destino turístico para o público europeu e de outros continentes.

Barra Grande, localizada no município de Cajueiro da Praia, no litoral piauiense, foi apresentada como um destino turístico sustentável para nômades digitais, profissionais que trabalham remotamente em várias partes do mundo. A ideia é atrair este público para a vila que conta com uma das praias mais famosas do Brasil. Durante a transmissão ao vivo no evento, a estrutura, o conforto e os atrativos de Barra Grande foram destacados. “Através deste portal teremos Barra Grande sendo evidenciada para várias cidades no mundo”, avaliou o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida.

Também foi apresentado às autoridades estonianas o portal Startup Piauí, que oferece suporte para que empresas e empreendedores possam se instalar e conquistar clientes no estado. Além disso, foi anunciado o lançamento de um portal físico que será instalado em Barra Grande para permitir transmissões ao vivo do litoral do estado para outros portais espalhados pelo mundo.

Durante o encontro, o governador Rafael Fonteles se encontrou com dois piauienses que vivem na Estônia e trabalham em empresas tecnológicas de destaque. Ambos destacaram a liberdade que a tecnologia oferece, permitindo trabalhar fora do espaço físico das empresas. “Esse é o novo mundo. Falamos tanto em tecnologia da informação, em startups, porque são inúmeras oportunidades que aparecem para os nossos jovens, morando no Piauí ou em qualquer lugar do mundo. É nisso que o Piauí está antenado e querendo gerar oportunidades para milhares de estudantes piauienses, a partir do nosso programa de ensino de tecnologia, fomento à startups e parcerias internacionais”, destacou o governador.

Para promover o intercâmbio de experiências, o Governo do Piauí sorteou uma passagem com hospedagem em Barra Grande para uma nômade digital estoniana. A ganhadora foi a product designer Kristel Roosimaa, que vai passar uma semana na praia, em dezembro de 2023.