Um grupo coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí reuniu representantes de diversos órgãos para discutir medidas de segurança nas escolas do estado. Participaram da reunião a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, a Polícia Militar, a Polícia Federal, o Tribunal de Contas, o Ministério Público do Piauí, a Secretaria de Relações Sociais do Piauí, a Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí e os Conselheiros Tutelares.
Durante o encontro, foi definida a elaboração de um Plano de Ação coordenado pelas Secretarias de Educação e Segurança Pública, que envolverá medidas emergenciais, de cunho mais ostensivo, e ações educativas, pedagógicas e estruturantes. Dentre as ações da Seduc, destacam-se o fortalecimento da atuação das equipes multiprofissionais, como psicólogos e assistentes sociais nas escolas, a convocação de novos agentes de portaria e a contratação de serviços de vigilância nas escolas.
A Seduc, a SSP e todos os representantes das entidades envolvidas no Grupo de Trabalho estão atuando em conjunto para fortalecer as ações repressivas e, sobretudo, as ações preventivas e educativas aos alunos, gestores educacionais e familiares dos alunos para promoção da paz nas escolas. Uma das ações será a contratação de uma empresa especializada na prestação de serviços de solução inteligente e integrada de segurança eletrônica para atuar em escolas localizadas nos municípios de Teresina, Floriano, Parnaíba, Picos e União.
O objetivo é promover a segurança dos alunos, professores e funcionários, criando um ambiente de aprendizagem seguro e tranquilo. A contratação de mais profissionais para as escolas e a capacitação dos agentes de portaria também visam a garantir a segurança dos estudantes. As ações preventivas e educativas serão direcionadas a alunos, gestores educacionais e familiares, a fim de conscientizá-los sobre a importância de manter um ambiente de respeito e paz nas escolas.
A iniciativa do Grupo de Trabalho coordenado pela Seduc do Piauí é importante para garantir a segurança e a qualidade do ensino nas escolas do estado. Ao reunir diversos órgãos e entidades, o plano de ação elaborado tem como objetivo garantir um ambiente de aprendizagem seguro, tranquilo e acolhedor para todos os envolvidos no processo educativo.