Procuradoria Geral do Estado do Piauí irá digitalizar 100% do seu acervo

A iniciativa tem como objetivo a preservação de documentos históricos e redução de custos.

às 10:20

Reprodução

A Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) deu início ao projeto “PGE Digital” que trata da digitalização de milhares de documentos históricos que constituem o acervo do órgão público.

O projeto tem como objetivo otimizar o tempo de procura e também a redução de custos.  A intenção é chegar a 100% de digitalização dos processos pré-SEI, que é o Sistema Eletrônico de Informações, implantado no serviço público piauiense no final de 2019. A mudança irá proporcionar melhoria funcional e de pesquisa, tanto para os servidores quanto para o cidadão piauiense.

Pelo menos 12 funcionários da PGE, entre efetivos e terceirizados, foram capacitados para o trabalho, que iniciou pelas fichas funcionais. Posteriormente, essas pessoas serão multiplicadoras das orientações em seus respectivos setores. 

“Simplificamos ao máximo esse processo de digitalização com o uso de scanners de última geração, com poucos cliques já se cadastra o documento que é sincronizado, automaticamente, com a nuvem do sistema”, explicou Cláudio Luz, gerente de RH da PGE/PI.

A digitalização deverá ser concluída no período entre um ano e um ano e meio, e promoverá rapidez em tramitações de processos do Executivo e também praticidade, evitando que os cidadãos precisem se deslocar até o prédio para a retirada de documentos.