Programa capacitará profissionais de educação para o enfrentamento da violência contra a mulher nas escolas

A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) do Piauí e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançaram o programa “Ei Mermã, Vamos às Escolas!”, com o objetivo de capacitar profissionais da rede pública de educação em estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres e na promoção das igualdades no ambiente escolar. A iniciativa envolve a promoção de oficinas pedagógicas interativas na temática de gênero e relações étnicas e raciais, além de programas permanentes e campanhas educativas de prevenção da violência contra as mulheres.

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, afirmou que a secretaria dará total suporte às escolas para o desenvolvimento do projeto, que visa conscientizar sobre o respeito e igualdade e combater qualquer forma de agressão contra as mulheres. O programa piloto será iniciado no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva e tem como foco a redução dos índices crescentes de violência contra meninas e mulheres no estado do Piauí.

O acordo de cooperação entre a Seduc e a Sempi foi assinado no Dia Internacional da Mulher, no Palácio de Karnak. As diretrizes do programa incluem propor conteúdos e metodologias para o trabalho docente, promover protagonismos femininos nas ciências, esportes e artes, implementar ações que fortaleçam a rede de proteção à mulher, contribuindo para a integridade física e emocional das mulheres e suas famílias, e construir uma rede de multiplicadores.

O programa “Ei Mermã, Vamos às Escolas!” tem como meta alcançar cerca de oito mil profissionais da educação entre 2023 e 2026, transformando o estado do Piauí em um local seguro para a vida das mulheres. A iniciativa é importante para promover o respeito e a igualdade de gênero nas escolas e para enfrentar a violência contra as mulheres, um problema que afeta muitas meninas e mulheres no estado.