Rafael Fonteles coloca Portugal como “porta de entrada” do Brasil na Europa

O governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles, do Partido dos Trabalhadores, concedeu uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo, destacando Portugal como a “porta de entrada” do Brasil na Europa. Durante sua visita ao Velho Continente, Fonteles apresentou sua agenda com foco em quatro principais eixos: transformação digital, transição energética, agronegócio e turismo.

Foto: Reprodução

Fonteles ressaltou o objetivo de desenvolver a governança digital no Piauí, tomando como exemplo a Estônia, considerado o país mais tecnológico do mundo. Para isso, o governador abriu um escritório do Governo do Piauí em Lisboa, Portugal, e busca parcerias com empresas e universidades na área de transição energética, especialmente com o uso do hidrogênio verde. Portugal é uma referência em economia verde e energia limpa, e Fonteles celebrou termos de cooperação com diversas universidades portuguesas, como a Universidade de Lisboa, Universidade Nova, Universidade de Évora e Universidade do Algarve.

O Piauí é conhecido por ser um grande produtor de energia solar e eólica do Brasil, com 70% de seu território preservado e uma vocação especial para o agronegócio e agricultura familiar. Fonteles ressaltou a abundância de recursos naturais do estado, como água, sol e vento, além de um ambiente institucional favorável, que o torna uma opção atraente para investidores europeus interessados em transição energética e agricultura sustentável.

Outro ponto destacado pelo governador é o potencial do turismo no Piauí. Fonteles ressaltou que, apesar de possuir belezas naturais e culturais únicas, o Brasil ainda recebe um número relativamente baixo de turistas em comparação com outros destinos internacionais, como a ilha Maiorca, na Espanha, ou a Torre Eiffel, em Paris. O governador enfatizou que o turismo é um setor gerador de divisas, empregos e oportunidades de negócio, e busca fomentar o desenvolvimento dessa indústria em seu estado.

Além disso, Fonteles falou sobre a renovação política em curso no Brasil, reconhecendo o papel essencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como Lula. O governador afirmou que vê a renovação política acontecendo e destacou a importância de Lula na reconstrução das políticas sociais e ambientais do país, bem como na transição para a próxima geração de líderes políticos.

Na entrevista, Fonteles ressaltou a importância das relações históricas e culturais entre Brasil e Portugal, e destacou a língua como um ponto de comunicação facilitada entre os dois países. Ele também mencionou que empresas brasileiras constituídas em Portugal têm acesso aos fundos europeus, o que pode ser uma oportunidade para impulsionar os negócios.