A Controladoria Geral do Estado (CGE) divulgou em março um relatório que avaliou o controle interno de processos da Secretaria de Governo do Piauí (Segov) e constatou um excelente índice de eficácia. O Núcleo de Controle Interno da Segov foi responsável por essa avaliação e analisou previamente 100% das contratações e dos pagamentos realizados pelo Estado em 2022, totalizando 1059 processos e recursos da ordem de R$ 38.704.910,57, com exclusão dos valores relativos a gasto com pessoal e encargos.
O objetivo do relatório é fornecer um panorama da despesa pública e das atividades desenvolvidas pelo controle interno na Segov, demonstrando a eficácia, responsabilidade e zelo com que o Núcleo de Controle Interno desempenhou suas atividades. O documento foi assinado pelos auditores governamentais Rosângela Albuquerque e Kilmer Teixeira, e pela gerente de Acompanhamento da Gestão e Regularidade Fiscal, Giovanna Garcia.
Na Secretaria de Governo, a equipe de controle interno é composta por três servidores: André Borges Valente, Conceição de Maria Moreira Soares e Sandra de Almeida Melo, coordenadora do Núcleo de Controle Interno. Segundo Melo, o núcleo é fundamental para fortalecer o controle interno e contribuir para a otimização do gasto público.
A análise prévia realizada pelo Núcleo de Controle Interno da Segov é uma medida preventiva que busca evitar possíveis irregularidades ou desvios de recursos públicos. Essa avaliação é fundamental para garantir a transparência e a efetividade da gestão pública, além de promover a responsabilidade fiscal e o cumprimento da legislação vigente.
O excelente índice de eficácia obtido pelo Núcleo de Controle Interno da Segov demonstra o compromisso da equipe em desempenhar suas funções de forma eficiente e eficaz, garantindo a correta aplicação dos recursos públicos. Com essa avaliação positiva, a Segov reafirma seu compromisso com a gestão responsável e transparente, contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Piauí.