A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC) está estudando a possibilidade de implementar um curso técnico e profissional na área de operação portuária. O objetivo da iniciativa é capacitar estudantes da rede pública estadual para atuar no Porto de Luís Correia, que será inaugurado em breve.
O curso técnico em operação portuária irá abordar temas como logística portuária, movimentação de cargas, gestão portuária, segurança e meio ambiente. O objetivo é formar profissionais capacitados para trabalhar nas diversas áreas do Porto de Luís Correia, como operação de equipamentos, administração e gestão portuária.
Além disso, o curso profissionalizante visa oferecer aos alunos a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, uma vez que a área portuária tem grande potencial de geração de empregos. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Companhia Docas do Piauí (CODEPI), empresa responsável pelo Porto de Luís Correia.
De acordo com o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, a implementação do curso técnico e profissional em operação portuária é uma forma de garantir a qualificação profissional dos estudantes da rede pública estadual, bem como contribuir para o desenvolvimento econômico do estado do Piauí. O projeto está em fase de elaboração e a previsão é que as aulas comecem a ser oferecidas em breve