A Secretaria do Turismo do Piauí divulgou a disponibilidade de três novos guias para download que visam proporcionar um melhor atendimento para turistas com deficiência, idosos e LGBTQIA+. Produzidos em parceria entre o Ministério do Turismo e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, as publicações têm como objetivo democratizar o turismo e propiciar o acesso para todos, seguindo a Lei Geral do Turismo (Lei 11.771, de 2008).
Os guias “Dicas para atender bem turistas com Deficiência”, “Dicas para atender bem turistas idosos” e “Dicas para atender bem turistas LGBTQIA+” trazem orientações que possibilitam uma abordagem mais ampla de atendimento e proteção, além de questões comportamentais, conceitos e dicas práticas para melhor atender cada público.
Os guias estão disponíveis on-line e possuem um formato mais acessível, podendo ser acessados por meio de smartphones, tablets ou desktops. O objetivo do Ministério do Turismo é ajudar os profissionais do setor a oferecer experiências turísticas mais seguras e prazerosas para os viajantes, tornando o turismo mais acessível e proporcionando experiências ainda melhores aos viajantes. Para o secretário do Turismo do Piauí, Pablo Santos, publicações como essas são de grande importância, pois tornam o turismo mais inclusivo e diverso.
O guia para atender bem turistas LGBTQIA+ traz orientações e conteúdos atualizados sobre legalidade e conceitos básicos de identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual. Já para os turistas idosos, a atualização do guia destaca que a idade não é um impeditivo para uma vida socialmente ativa e lembra que esse público possui flexibilidade de horário, podendo aproveitar e desfrutar de vários roteiros. O guia para atender bem turistas com deficiência aborda temas como ética e responsabilidade social, acessibilidade, desenho universal, exemplos de deficiência, capacitismo, respeito às diferenças e muito mais.
A iniciativa da Secretaria do Turismo do Piauí visa proporcionar experiências turísticas mais inclusivas e diversificadas para todos os públicos. Com a disponibilização desses guias, espera-se que os profissionais do setor do turismo estejam mais preparados para atender a todas as demandas e necessidades dos turistas com deficiência, idosos e LGBTQIA+, garantindo um atendimento de qualidade e uma experiência satisfatória para todos.