O governador Rafael Fonteles definiu, nesta quarta-feira (19), Agrimar Rodrigues de Araújo como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Ele irá ocupar a vaga destinada ao Quinto Constitucional da Advocacia, antes ocupada por Francisco Paes Landim, que completou 75 anos em 2022 e se aposentou. O anúncio foi feito nas redes sociais do governador.
“Conversei com os três advogados da lista tríplice para o cargo de desembargador do TJ-PI pelo Quinto Constitucional. Três competentes profissionais, com belas histórias de vida e forte militância na advocacia do Piauí. Uma escolha difícil. Após muita reflexão, decidi indicar o dr. Agrimar Rodrigues como o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí”, afirmou o governador Rafael Fonteles.
Agrimar Rodrigues foi presidente da subsecção da OAB em Picos, entre 2010 e 2012. Foi conselheiro seccional da OAB Piauí. Integrou comissões seccionais como a de Estudos Constitucionais da ordem. Também foi juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por quatro anos.
Rafael Fonteles recebeu a lista tríplice para escolha do novo desembargador das mãos do presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, no dia 13 de abril. Os nomes foram votados pelos desembargadores do órgão no dia 3 de abril, com base na lista sêxtupla definida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, no dia 30 de março.
Agrimar Rodrigues foi o mais votado, com 18 votos, seguido de Álvaro Mota, 14 votos; e Aurélio Lobão, 13 votos. Outros três nomes compunham a lista antes da escolha do TJ-PI: Widson Oliveira, Einstein Sepúlveda e Fábio Viana.