A campanha de vacinação contra a gripe no Piauí agora contemplará pessoas com mais de seis meses de idade. A mudança atende a decisão do Ministério da Saúde (MS), que ampliou a imunização para todas as faixas etárias.
Cada um dos municípios piauienses terá autonomia para definir os públicos e organizar o cronograma de imunização, de acordo com seus estoques de vacina. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça o chamado aos gestores e população.
“É importante que a população compareça aos postos de vacinação para se imunizar. Nossa meta é ampliar a cobertura vacinal e evitar a propagação do vírus”, enfatiza Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.
A campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada no último mês de março no Piauí, mas apenas para as pessoas consideradas prioritárias. Agora, o imunizante poderá ser aplicado em todos os públicos.
Apesar da ampliação, é importante ressaltar a importância de proteger os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
Com a oferta da vacina para o público geral, a expectativa da Sesapi é aumentar a cobertura vacinal no estado e reduzir os casos de síndromes gripais. O objetivo da campanha é imunizar 1.258.223 pessoas.