A partir do dia 17 de abril, candidatos de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. A data foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame.
A solicitação de isenção da taxa do Enem é feita exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante, que pode ser acessada pelo site do Inep. Os interessados terão até o dia 28 de abril para realizar o pedido.
O Inep irá avaliar os pedidos e publicará a lista dos candidatos contemplados com a isenção da taxa no dia 10 de maio. Os candidatos que não forem contemplados deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição, cujo valor ainda não foi divulgado.
Além da isenção da taxa, os candidatos que atendem aos critérios de baixa renda também podem solicitar a inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), por meio do mesmo sistema de inscrição do Enem. A inscrição no CadÚnico pode garantir a participação em outros programas sociais, como o Bolsa Família.
O Enem é utilizado como forma de ingresso em diversas instituições de ensino superior do país, além de ser utilizado para obtenção de certificação de conclusão do ensino médio e para acesso a programas governamentais de financiamento estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame está previsto para ocorrer nos dias 4 e 11 de novembro de 2023.