Rejeição à reeleição de Lula em 2026 aumenta para 66%, aponta pesquisa Quaest
Nova pesquisa revela que 66% dos brasileiros são contra Lula disputar novo mandato em 2026

Uma recente pesquisa da Genial/Quaest traz dados reveladores sobre a opinião dos brasileiros em relação à possível reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Segundo o levantamento, o percentual daqueles que se mostram contrários à candidatura do ex-presidente atingiu 66%, enquanto apenas 32% são favoráveis à sua participação nas eleições.
Crescimento da rejeição à reeleição
Comparado aos dados de abril, a oposição à reeleição de Lula cresceu, passando de 62% para os atuais 66%. Por outro lado, a parcela favorável diminuiu de 35% para 32%. A proporção daqueles que não souberam ou optaram por não responder permaneceu estável em 2%.
Desaprovação ao governo e estagnação nas pesquisas
Este aumento na rejeição à reeleição coincide com a crescente desaprovação ao governo e a estagnação de Lula nas simulações de segundo turno. Atualmente, o ex-presidente encontra-se em empate técnico com diversas figuras da direita, como Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Ratinho Jr. e Eduardo Leite.
Rejeição direta a Lula
A pesquisa também revela um aumento no índice de rejeição direta a Lula: 57% dos eleitores afirmaram que não votariam nele de forma alguma, em comparação com os 55% apurados anteriormente.
O levantamento foi realizado com 2.004 entrevistados, entre os dias 29 de maio e 1º de junho, em 120 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Fonte: Divulgação